Topo

Simpsons previram coronavírus e vespas assassinas? Veja a cena

Simpsons e o coronavírus - Reprodução/Twitter
Simpsons e o coronavírus Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 09h04

Os Simpsons são famosos por, em seu enredo, terem "previsto" diversos fatos curiosos que anos depois de o roteiro ir às telas, se concretizavam no mundo real. E parece que coronavírus e o recente ataque de "vespas assassinas" nos EUA podem entrar nesta lista.

Um usuário do Twitter chamou a atenção para uma cena em que a população de Springfield está assustada com uma doença. Um médico, do alto de uma sacada diz que a solução é ficar na cama, até sarar.

"Nós precisamos de uma cura", gritam os cidadãos. O médico, Dr. Hibbert, responde: "A melhor cura é descansar na cama. Qualquer outra coisa que dê a vocês será um placebo", diz ele, citando soluções inertes que podem ter efeito terapêutico.

Os moradores de Springfield resolvem então que a solução é achar esse placebo. Ao derrubarem um caminhão, liberam vespas assassinas que estavam em uma caixa.

É claro que a doença, no caso, e a reação a ela não são tão semelhantes ao coronavírus, mas chamou a atenção a combinação que acontece entre um mal de saúde e o ataque dos insetos. Os EUA ligaram um alerta para casos de vespas que são risco para vidas humanas nesta semana. A espécie apresenta bichos de 5 cm, que se picarem pessoas mais de uma vez podem matá-la, mesmo se elas não forem alérgicas.

O episódio é de 1993 e se chama "Marge in Chains". Nele, não é exatamente o coronavírus a ameaça. Os moradores de Springfield lutam contra a fictícia "gripe de Osaka", com uma nuvem da doença infestando a cidade.

Um dos roteiristas do episódio, Bill Oakley, afirmou que não gosta de ligá-lo à covid-19, para não espalhar a ideia de que o vírus é culpa dos asiáticos - o que vem gerando uma onda de racismo contra chineses. "Não gosto de ver ele sendo usado para propósitos nefastos", disse ele, ao The Hollywood Reporter.

Mais previsões

No começo da pandemia, fãs da animação afirmaram que os Simpsons previram o coronavírus em Tom Hanks, citando dois episódios para confirmar a tese. Por outro lado, circulou montagem falsa da animação, que foi desmentida, sobre uma previsão da pandemia.

Muitos acreditam que o desenho previu todos os detalhes da eleição do presidente norte-americano, Donald Trump, e já houve outras coincidências, como com "Game of Thrones", resultados esportivos e até o 7 a 1 .