Maitê sobre vídeo que irritou Regina: 'É um pedido para ela, só isso'
A atriz Maitê Proença explicou hoje, em live no Instagram, que queria apenas pedir a Regina Duarte para que ouça a classe artística. Hoje, a secretária especial da Cultura ficou irritada em entrevista para a CNN durante a mensagem gravada pela atriz Maitê.
No vídeo, que desencadeou a fúria de Regina, Maitê faz críticas a atual gestão da secretaria da Cultura e ao governo Bolsonaro, que, segundo ela, "não fala com a classe".
"É um pedido para que ela converse com a classe dela, é só isso", justificou Maitê na live, explicando que topou gravar o vídeo a pedido da emissora. "É o que ela devia ter feito. Ela não entrou ontem [no governo], está há dois meses. É hora de ter um plano, de conversar, de falar que está tentando e dar alguma satisfação".
Para Maitê, o presidente não admira a Cultura e fica falando que as artes roubam dinheiro com a Lei Rouanet. Ela ainda lembrou quando defendeu a colega de profissão, em janeiro, na vez em que disse que "seria a melhor escolha para o comando da pasta".
"E achei realmente que, como gosto dela e a defendi, para toda a classe, meti minha mão no fogo [na época]. A ponto das pessoas imaginarem que meu voto tinha ido para o mesmo lugar [para Bolsonaro], mas ainda assim ela não quis ouvir", lamentou Maitê na live, afirmando ainda que Regina não ouviu direito seu recado e presumiu que fosse algo antigo.
Entenda o caso
Regina Duarte deu uma longa entrevista para à CNN para falar sobre seu trabalho na pasta do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e revelar se corre risco de ser exonerada do cargo.
Porém, ao aparecer a mensagem gravada por Maitê especificamente para a emissora, a atriz se irritou, acreditando que fosse um vídeo antigo. Nas imagens, Maitê diz que a Cultura está sofrendo com a falta de informação e que são "poucos os que têm reserva financeira" para enfrentar o período de crise do coronavírus.
"A Cultura está perplexa com a falta de informação com o que tem sido feito: o proposto daquilo que foi prometido: o proposto. É inexplicável o silêncio sobre uma política para o setor. Nós estamos sobrevivendo de vaquinhas. Nesse túnel comprido, e sem futuro a vista para arte, que afinal, se faz juntando gente. Mas, afinal, até quando isso vai se sustentar. São muitos poucos os que têm reservas financeiras para milhares [de artistas] que estão à míngua. Enquanto isso, morrem os nossos gigantes: Rubens, Aldir... Nenhuma palavra de nosso presidente, de nossa secretária. Regina, eu apoiei desde o início o seu direito a posição que divergia da maioria. Regina, fala com a gente", diz o vídeo.
Em seguida, Regina reclamou com a produção. "Muito obrigada. Muito obrigada. Foi preciso eu dar um chilique. Me desculpem os telespectadores. Para quê? Quem é você [Daniela Lima]? Daniel [Adjuto, repórter da CNN], não combinamos nada disso", disse Regina.
Em março, Regina Duarte enfim disse "sim" a Jair Bolsonaro e aceitou convite para chefiar a secretaria especial de Cultura, pasta subordinada ao Ministério do Turismo. Ontem, ela completou 60 dias à frente da secretaria.
Desde que aceitou o convite, alguns colegas de profissão têm atacado a indicação de Regina, como é o caso do ator José de Abreu, que disse que se ela assumisse o cargo teria que arcar com as consequências.
57 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Maitê, será que não dá pra viver com uma mesada de 30 mil reais??? Isso porque vc não precisa fazer nada, nem casar, já que recebe isso como herança do seu falecido pai, que era militar. Outros até podem reclamar com a apatia da Regina no Governo, menos você!!!
Maitê, vai trabalhar!!!! Doe a sua pensão gordinha para os mais necessitados. Doe a sua pensão p a sua classe, chatinha!