Topo

De Niro, Madonna e outras estrelas pedem revisão de hábitos após pandemia

Robert De Niro dá entrevista durante o Festival de Sarajevo, na Bósnia - Dado Ruvic/Reuters
Robert De Niro dá entrevista durante o Festival de Sarajevo, na Bósnia Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 10h00

Robert De Niro, Madonna e Cate Blanchett se juntaram a cientistas em uma carta aberta que pede uma revisão dos hábitos atuais da sociedade após a pandemia do novo coronavírus para evitar um "desastre ecológico".

O editorial "No To A Return To Normal" ("Não a um retorno ao normal", em português) foi publicado no jornal francês Le Monde ontem. Nele, as estrelas e cientistas pedem aos líderes e cidadãos do mundo "que realizem uma profunda revisão de nossos objetivos, valores e economias".

A carta foi escrita pelo astrofísico Aurélien Barrau e pela atriz francesa Juliette Binoche, vencedora do Oscar de melhor atriz com o filme "Chocolate" (2001) e de melhor atriz coadjuvante com "O Paciente Inglês" (1997).

Afirmando que a pandemia está "nos convidando a examinar o que é essencial. E o que vemos é simples: 'ajustes' não são suficientes. O problema é sistêmico", a carta alerta também que "a extinção maciça da vida na Terra não está mais em dúvida, e todos os indicadores apontam para uma ameaça existencial direta. Ao contrário de uma pandemia, por mais grave que seja, um colapso ecológico global terá consequências imensuráveis".

O grupo responsável pelo pedido também aponta para a "obsessão pela produtividade" que "nos levou a negar o valor da própria vida". "Acreditamos que é impensável voltar ao normal", acrescentam.

Além de Robert De Niro, Madonna, Cate Blanchett, Juliette Binoche e Aurélien Barrau, também estão envolvidos no projeto Adam Driver, Willem Dafoe, Rooney Mara, Penélope Cruz, Hirokazu Kore-eda, Alejandro G Inarritu, Paolo Sorrentino, Mikhail Baryshnikov, Pedro Almodovar, Guillaume Canet, Nathalie Baye, Monica Bellucci, entre outros. Ao todo, são 200 artistas e cientistas.