Topo

Após briga de Anitta e deputado, Daniela Mercury também critica emenda a MP

Daniela Mercury - Célia Santos/Divulgação
Daniela Mercury Imagem: Célia Santos/Divulgação

Colaboração para o UOL

06/05/2020 13h51

Daniela Mercury se juntou ao coro de artistas que protesta contra a proposta de emenda constitucional redigida pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) à Medida Provisória 948/20. A emenda propõe alterar a lei que regula a cobrança de direitos autorais e suscitou uma discussão acalorada entre a cantora Anitta e o congressista na noite de ontem.

Em um post no Instagram, Daniela divulgou um vídeo que explica seu ponto de vista e chamou Felipe Carreras de "inimigo dos artistas". "Com uma medida provisória, tentam transformar o artista em usuários e no único responsável pelo pagamento dos direitos autorais, além de proibir a cobrança de direitos autorais frente a qualquer pessoa física ou jurídica que não seja o intérprete - ou seja, só os artistas ficam obrigados a pagar direitos autorais", escreveu a cantora baiana, na legenda do vídeo.

A MP 948/20 versa sobre o cancelamento de eventos e serviços (nas áreas do turismo e da cultura) em razão da pandemia de covid-19. A emenda sugerida por Carreras, que é dono de casas de show, veda a cobrança de direitos autorais "de pessoa física ou jurídica que não seja o intérprete em eventos públicos ou privados", de forma a isentar promotores e produtores do pagamento. Na prática, ela diminuiria o valor repassado a compositores.

Outros artistas, como Marisa Monte, Caetano Veloso, Djavan, Erasmo Carlos, Milton Nascimento e Paulo Ricardo também criticam a proposta de emenda. Muitos criticam ainda o momento escolhido por Carreras para aprovar a emenda, em meio à pandemia do coronavírus.

Em live realizada ontem, o legislador bateu boca com Anitta em razão de sua proposta. Carreras se disse ao lado dos artistas e aberto ao diálogo. Anitta respondeu: "Para mim, só é diálogo quando a gente tem a opção antes de a coisa ser feita. Se a gente não estivesse sempre fiscalizando e vendo o que tá rolando, a gente não ia ter a oportunidade de lutar para reivindicar isso".