Topo

Cozinhando na quarentena: 10 programas de comida para ver na internet

Rita Lobo, apresentadora e chef de cozinha - Editora Panelinha
Rita Lobo, apresentadora e chef de cozinha Imagem: Editora Panelinha

Colaboração para o UOL

Em São Paulo

26/04/2020 04h00

Você tem fome do quê? Muito mais do que comer para sobreviver, a espécie humana transformou o ato de se alimentar em uma grande experiência. Prova disso são os inúmeros programas de comida disponíveis na internet. Comer e falar sobre o assunto nunca foi parte tão importante da nossa rotina - e o isolamento social é um dos responsáveis por isso.

Na quarentena, muita gente que mora sozinha se viu obrigada a aprender a cozinhar. Nessas horas, receitas simples explicadas de forma didática —santa Rita Lobo!— podem salvar os famintos, mostrando que ninguém é desprovido de talento quando se trata de preparar um trivial bem feito. Mas, para além das necessidades vitais, comida também pode ser arte, viagem e diversão. Por isso, embarque na nossa lista com 10 programas sobre o assunto para assistir online.

'Cozinha Prática com Rita Lobo'

Desgourmetiza, bem! Adepta das receitas simples e saudáveis, a chef compartilha dicas essenciais para quem quer dar os primeiros passos na culinária. Ela mostra, por exemplo, como transformar ingredientes triviais, como o milho, em preparações cheias de charme. Disponível no Globoplay.

'Bela Cozinha'

Você pode trocar o tédio no isolamento por uma mousse de goiaba, por exemplo! Bela Gil ganhou fama pelas receitas naturebas nada ortodoxas, como a melancia grelhada. Mas ela merece todo o crédito pela divulgação de alimentos saudáveis aos quais pouca gente está acostumada, além de ensinar truques para aproveitar ingredientes que seriam descartados. Disponível no Globoplay.

'Chef's Table'

Do italiano Massimo Bottura à nipo-americana Niki Nakayama, passando por Francis Mallmann (Argentina) até o brasileiro Alex Atala, a série documental vai além da culinária e desvenda a intimidade dos chefs mais celebrados do mundo. No episódio dedicado a Atala, por exemplo, o criador do D.O.M. fala sobre o seu passado punk e a experiência com um ácido tão forte que o fez compreender o sentido da vida. Disponível na Netflix.

'Cooked'

Mais do que um jornalista que ganhou status de "guru", o americano Michael Pollan se tornou um ativista da comida de vó. Em linhas gerais, ele defende que cozinhar em casa é um ato revolucionário, já que isso, além de mais saudável, nos livraria do domínio das grandes empresas. E está errado? A série pode ser vista na Netflix.

Rodrigo Hilbert ensina a abater filhote de ovelha no "Tempero de Família" - Reprodução/GNT - Reprodução/GNT
Rodrigo Hilbert ensina a abater filhote de ovelha no "Tempero de Família"
Imagem: Reprodução/GNT
'Tempero de Família'

Rodrigo Hilbert, também conhecido como o marido de Fernanda Lima, é o astro do programa, que gira em torno das receitas que o ator aprendeu com a mãe e a avó. De moqueca a feijoada de frutos do mar, ele mostra como preparar tudo do zero, muitas vezes até construindo os próprios utensílios. Disponível no Globoplay.

'Rendez-vous à Paris'

O ato de cozinhar começa bem antes de encarar as panelas —e a jornalista Uiara Araújo mostra bem isso na série. A cada episódio, ela visita proprietários de lojas de ingredientes que mais tarde serão utilizados em receitas clássicas francesas, como o Peixe à La Meunière. O programa também é um prato cheio, com o perdão do trocadilho, para os amantes de Paris. Disponível no Amazon Prime Video.

'Kenji's Cooking Show'

Autor de "The Food Lab", que começou como coluna na revista online "Serious Eats" e depois virou um livro, o americano J. Kenji López-Alt já foi chamado pelo "The New York Times" como "nerd king of Internet cooking". O apelido de rei nerd da culinária online não é à toa: em seu canal no YouTube, ele prepara receitas como ovos benedict, por exemplo, usando uma câmera na cabeça, o que traz um ponto de vista diferente sobre o preparo dos pratos.

'Cozinhando em 4:20'

Queime depois de ler: originalmente intitulado "Cooking on High", como o próprio nome sugere, o reality tem na cannabis o ingrediente principal. "Vamos de Verde", o segundo episódio da primeira temporada, é descrito assim: "Em um desafio vegetariano canábico, um prato de quinoa com purê de feijão preto tenta dechavar um suflê. Bong appétit!". Disponível na Netflix.

Cena da série Ugly Delicious -  -
'Ugly Delicious'

Um chef estrelado mostra suas preferências... comuns. A premissa não é exatamente uma novidade, mas o carisma de David Chang (do Momofuku, entre outros) vale cada episódio das duas temporadas da série, em que pizza, taco e frango frito se misturam a histórias de gente e viagens. Disponível na Netflix.

'Larica Total'

Mais humor do que gastronomia, o Larica Total está na lista por um motivo: Paulo Tiefenthaler. No programa, que pode ser visto atualmente no Globosat Play, o ator interpreta Paulo de Oliveira, porta-voz da "Culinária de Guerrilha". O personagem cozinha usando apenas o que tem na geladeira, pouco se lixando para os prazos de validade, e o resultado quase sempre é alguma pérola do tipo "Frango Total Flex", perfeito para aqueles dias em que você acorda tarde e decide pular o café da manhã. Quem nunca?