Topo

Veja a programação cultural para o feriado de Tiradentes e a próxima semana

Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Belo apresentarão shows na web - Reprodução/ Instagram
Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Belo apresentarão shows na web Imagem: Reprodução/ Instagram

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

17/04/2020 04h00

Opções virtuais de lazer não vão deixar o tédio bater na sua quarentena. O UOL listou opções de programas para curtir o feriado de Tiradentes e a próxima semana de diversos jeitos. A agenda inclui shows ao vivo em redes sociais, peças de teatro disponíveis na web e exposições de arte pelo mundo inteiro hospedadas em sites. Tudo isso sem sair de casa! Veja a seguir.

Shows

Wesley Safadão fará uma live neste sábado (18), às 20h, em seu canal oficial no YouTube. Durante a apresentação online, que contará com músicas inéditas, será gravado o DVD "WS Em Casa 2". Desde o último dia 3, até o dia do evento, Safadão está arrecadando doações que serão direcionadas ao combate às consequências da pandemia de coronavírus.

Fernando e Sorocaba fazem live neste sábado (18), às 22h15. O show virtual #IssoÉChurrasco será transmitido no canal da dupla no YouTube e na RecordTV!

Mano Walter fará o show "Na Fazenda" em seu canal oficial no YouTube, no sábado (18), a partir das 16h.

Roberto Carlos vai fazer uma live no seu canal YouTube no dia de seu aniversário, no próximo domingo (19). A apresentação terá cerca de dez músicas, sendo três delas exibidas também na Globo. Depois, o público poderá continuar acompanhando o show pelo canal do artista. Segundo a colunista Patrícia Kogut informou, a direção de programação da emissora ainda não bateu o martelo sobre o horário, mas é certo que o show irá ao ar entre o "Domingão do Faustão" e o "Fantástico".

No domingo (19), o cantor Ferrugem fará uma live às 16h, em seu canal oficial no YouTube. Os fãs do cantor de pagode poderão sugerir as músicas do show online através das redes sociais.

Também no domingo (19), Henrique e Juliano cantarão seus sucessos em uma live no canal oficial da dupla no YouTube, a partir das 18h.

21.mai.2016 - Alcione estreia na Virada protestando: "Tá faltando mulher e negro nos ministérios" - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Alcione
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews
Alcione fará uma live solidária na segunda-feira (20), a partir das 20h, em sua conta oficial no Instagram. Ela arrecadará valores em dinheiro para comprar cestas básicas para os mais afetados pela pandemia.

João Bosco & Vinicíus farão uma live na segunda-feira (20), às 21h, em seu canal oficial no YouTube. A dupla promete cantar as modas que marcaram sua história.

O grupo de pagode Raça Negra fará um show na terça-feira (21), em seu canal oficial no YouTube. Sucessos dos anos 90 estarão no repertório, apresentado a partir das 18h.

Belo fará live na quarta-feira (22), às 19h, em seu canal oficial no YouTube.

A Globo convidou Ivete Sangalo para, de casa, na Bahia, compartilhar sua música com o Brasil. A cantora vai ser a primeira artista a participar do "Em Casa", novo projeto multiplataforma da Globo, que terá lives simultâneas nos canais de TV aberta e por assinatura, no Globoplay e em plataformas digitais.

Ivete abrirá o projeto no próximo dia 25, sábado, depois de "Fina Estampa", com uma apresentação ao vivo, transmitida diretamente de sua casa na Praia do Forte, e produzida por uma equipe pequena, respeitando os cuidados de prevenção à covid-19.

Show de Luan Santana no Festival do Spanta, na Marina da Glória - Ricardo Borges/UOL - Ricardo Borges/UOL
Luan Santana
Imagem: Ricardo Borges/UOL
Luan Santana fará uma live recheada de grandes sucessos, no domingo (26), às 18h, em seu canal oficial no YouTube.

Mumuzinho fará um show no dia 26 de abril, a partir das 16h, em seu canal oficial no Youtube. O cantor apresentará a "Resenha do Mumu" direto de sua varanda, em um condomínio de prédios na Barra da Tijuca (RJ), que conta com sete blocos e mais de 450 apartamentos.

Marcos e Belutti farão live no dia 29 de abril, às 20h, no canal oficial da dupla no YouTube.

Baile funk

Os funkeiros que dominam São Paulo vão produzir uma transmissão histórica no próximo sábado (18), a partir das 13h, no canal da produtora GR6, que tem 30 milhões de inscritos. Intitulada "A Live do Poderoso", a série de shows acontecerá na casa do dono da produtora e idealizador da ação, Rodrigo Oliveira, e reunirá nomes como Mirella, Dynho Alves, Kevin, Don Juan, Gaab, Mc Hariel, G15, MC Davi, Caveirinha e DJ GBR, entre outros.

31.ago.2019 - Marília Mendonça em show no Rio de Janeiro - divulgação/ @randesfilho - divulgação/ @randesfilho
Marília Mendonça
Imagem: divulgação/ @randesfilho
Festivais

Work Show Live

A produtora Work Show fará uma grande live com apresentações de seus principais artistas, diretamente de suas casas, no canal oficial dela no YouTube. Entre os participantes estão Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, Zé Neto e Cristiano, Léo Santana, João Neto e Frederico, Dilsinho, Luíza e Maurílio, Diego e Victor Hugo, Paulo e Nathan e Mariana Fagundes.

One World: Together At Home

Neste sábado (18), a Globo, o Globoplay e o Multishow transmitirão o festival de música online One World: Together At Home em todas as suas plataformas: TV aberta, TV por assinatura e no digital, a partir das 16h. O evento, uma iniciativa da ONG Global Citizen em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem curadoria da cantora Lady Gaga e vai reunir um time de peso da música, além de especialistas em saúde, comediantes e personalidades internacionais.

A cantora Lizzo - Rich Fury/AFP - Rich Fury/AFP
Lizzo
Imagem: Rich Fury/AFP
Estão confirmados: Billie Eilish, Lizzo, Billie Joe Armstrong, vocalista e guitarrista do Green Day, o ex-Beatle Paul McCartney, Elton John, Stevie Wonder, Alanis Morissette, Andrea Bocelli, Chris Martin, David Beckham, Eddie Vedder, FINNEAS, Idris e Sabrina Elba, J Balvin, John Legend e Maluma, entre outros.

A exibição será sincronizada com a dos Estados Unidos, com tradução simultânea de Monika Pecegueiro do Amaral. A TV Globo exibirá o show completo de duas horas logo após o 'Altas Horas'. Assim, quem não conseguir acompanhar pela TV por assinatura e pelo digital, terá mais uma oportunidade para ver o encontro da música mundial.

Heineken Home Sessions by Queremos!

A cervejaria se unirá à plataforma de eventos Queremos! e realizará nos dias 18 e 25 de abril uma série de shows para promover a iniciativa "Brinde do Bem", ação online para ajudar bares que estão sofrendo com a pandemia causada pelo coronavírus.

Com shows de 45 minutos de duração com transmissão ao vivo de suas casas, Clarice Falcão, Tássia Reis, Duda Beat e Silva são os artistas que conduzem o primeiro dia de festival, no sábado (18). Já no segundo dia, sábado (25), tocarão Luedji Luna, Céu, o cantor e produtor norte-americano Mayer Hawthorne e Seu Jorge.

Bloco do Silva - Reprodução / Instagram @blocodosilva - Reprodução / Instagram @blocodosilva
Silva
Imagem: Reprodução / Instagram @blocodosilva
Além disso, os influenciadores digitais Yuri Marçal e Jéssica Lobo farão as honras como mestres de cerimônia, conduzindo entrevistas com os artistas e sorteando prêmios entre os internautas conectados.

O espectador poderá escolher um estabelecimento de sua preferência e contribuir com os valores predefinidos na página, de R$ 25 a R$ 100, que serão revertidos em consumação, que poderá ser resgatada no bar escolhido, assim que as atividades forem normalizadas. Para fazer sua contribuição e conferir o regulamento da iniciativa, acesse o site www.brindedobem.com.

Galinha Pintadinha para as mamães

Depois de mais de 10 anos entretendo crianças em todo o mundo, a Galinha Pintadinha vai lançar conteúdos dedicados às mães, com o objetivo de dar protagonismo a elas no debate a respeito de diversos assuntos relacionados à maternidade. A partir desta semana a personagem vai lançar o canal "Ninho das Mães", no YouTube, com um total de 12 episódios, de aproximadamente 10 minutos cada. No total, 30 mães foram entrevistadas para compartilharem suas ideias e visões. O canal pode ser acessado neste link.

David Guetta - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
David Guetta
Imagem: Reprodução/ Instagram
Boate

O DJ e produtor David Guetta fará performance ao vivo, com um set de duas horas, neste sábado (18), a partir das 19h, em apoio à luta global contra a pandemia da covid-19. David fará a performance de uma localização única no centro de Miami, nos Estados Unidos, com o objetivo de arrecadar fundos para a World Health Organization, Feeding SOUTH Florida, Feeding America e French Foundation Hôpitaux de Paris. A apresentação poderá ser vista ao vivo por meio das contas do DJ nas principais plataformas digitais: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Twitch.

A boate londrina Boiler Room disponibiliza vídeos de diferentes apresentações ao vivo de DJs em seu site (https://boilerroom.tv/). No sábado quem toca é HAAI e Sippin'T.

Ópera

A tradicional The Metropolitan Opera, de Nova York, disponibilizou concertos clássicos para o público assistir pelo serviço de streaming do Met Opera on Demand, no site www.metopera.org. A quarta semana do "Nightly Opera Streams" oferece uma ampla variedade de musicais. Os espetáculos ficam disponíveis a partir das 19h30 até as 18h30 do dia seguinte.

Cena do musical "O Fantasma da Ópera" - Divulgação - Divulgação
Cena do musical "O Fantasma da Ópera"
Imagem: Divulgação
Teatro

Existem vídeos de espetáculos musicais completos no YouTube para quem está com saudade de ir ao teatro. O grupo de humor "Terça Insana", com Grace Gianoukas, disponibiliza diversas esquetes do espetáculo em seu canal oficial.

"Sexo - A Comédia - Os Melhores do Mundo" também está disponível no canal oficial da companhia de comédia no YouTube. Lá também é possível assistir outros sucessos do grupo, como "Hermanoteu na Terra de Godah" e "Notícias Populares".

Biblioteca online

A Ubook oferece 218 audiolivros que podem ser ouvidos gratuitamente na plataforma. A empresa afirma que para ouvir todo esse material seriam necessários quatro anos e meio ininterruptos. Ou seja, tem conteúdo para manter você entretido por um bom tempo! Basta acessar o site: www.ubook.com

Museus

O Museu Vale, em Vila Velha (ES), e o Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte (MG), oferecem tour virtual no site https://museuvale.com/noticias/1/342 para quem quiser conhecer um pouco mais das tradições locais e da arte contemporânea de forma original e interativa.

Por meio do site https://artsandculture.google.com/partner é possível acessar exposições de museus do mundo inteiro pela internet. Estão disponíveis excursões virtuais pelo MoMA - Museum of Modern Art (Nova York - Estados Unidos), Van Gogh Museum (Amsterdã - Holanda), Uffizi Gallery (Florença - Itália), Belvedere (Viena - Áustria), The National Gallery (Londres - Inglaterra), entre outros.

As obras do pintor Rafaello podem ser vista online em um só lugar. Em comemoração aos 500 anos da morte do mestre renascentista italiano, a Musement, plataforma digital de descobertas de experiências pelo mundo, preparou um museu virtual que já está disponível gratuitamente no site www.musement.com/br.

Exposições de arte

O site www.artbasel.com exibe as principais galerias de arte do mundo, com milhares de obras de alto calibre.