Pandemia aumenta busca por músicas nostálgicas em 54%
Esses tempos de pandemia do novo coronavírus e do consequente (e importante) isolamento social estão deixando as pessoas nostálgicas. Ok, isso a gente sabe, a gente sente. Mas agora temos dados. Segundo o Spotify, maior serviço de streaming por assinatura do mundo, a busca por músicas nostálgicas aumentou em 54% na semana passada. E não só isso: aumentaram também as playlists criadas pelos usuários com esse recorte.
Faixas como "Tempo Perdido", da Legião Urbana, "Bohemian Rhapsody", do Queen, "Apenas Mais uma de Amor", de Lulu Santos, "Sweet Child O´Mine", dos Guns N´ Roses, e "Se?", de Djavan estão entre os hits de décadas passadas que tiveram um aumento significativo de plays nos últimos dias na plataforma no Brasil.
Segundo David DiSalvo, pesquisador de ciência comportamental e autor de "What Makes Your Brain Happy and Why You Should Do the Opposite" ("O que faz seu cérebro feliz e por que você deveria fazer o contrário", em tradução livre"), ouvir músicas familiares durante tempos difíceis traz conforto:
A nostalgia, para muitos de nós, nos leva de volta a uma época em que nossas vidas pareciam mais simples e tínhamos mais controle.
O hit oitentista "Girls Just Want to Have Fun", de Cindy Lauper, é uma das faixas dos anos 1980 que mais ganharam streams na semana passada, com mais de 2,3 milhões de plays no período de 1º a 7 de abril. Assim como DiSalvo, Cindy falou ao Spotify sobre o movimento.
O sonho de todo artista é que sua música possa trazer uma sensação de conforto, alegria e inspiração. É por isso que fazemos o que fazemos, conectar-nos, contar histórias com as quais as pessoas possam se identificar, chorar, rir, dançar e se alegrar, confortar. A música marca o tempo para mim. Então, quando ouço uma música, ela me leva de volta àquele exato momento no tempo.
Veja mais dados sobre a pesquisa do Spotify
1950: "Manhã de Carnaval", de Astrud Gilberto, cresceu 43% em número de streams semana passada, comparada à primeira semana de março
1960: "O Grande Amor", de Stan Getz, João Gilberto e Tom Jobim, cresceu 21%
1970: "Acenda o Farol", de Tim Maia, cresceu 37%
1980: "Drão", de Gilberto Gil, cresceu 61%
1990: "Declaração de Amor", de Daniel, cresceu 43%
2000: "Sem Direção", de Rick & Renner, cresceu 78%
* Dados de 1º a 7 de abril
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