Topo

Morre Brian Dennehy, ator premiado de 'Rambo', aos 81

Do UOL, em São Paulo

16/04/2020 14h29

Resumo da notícia

  • O ator Brian Dennehy morreu de causas naturais aos 81 anos
  • Ele marcou o papel do Xerife Will Teasle em 'Rambo: Programado Para Matar'
  • Ator venceu um Globo de Ouro e dois Tonys (prêmio maior do teatro norte-americano)

Brian Dennehy, que marcou o papel do Xerife Will Teasle em "Rambo: Programado Para Matar" (1982) e venceu um Globo de Ouro e dois Tonys em sua carreira, morreu ontem em sua casa em New Haven (EUA), de causas naturais. Ele tinha 81 anos.

A notícia foi confirmada ao Deadline pelos agentes de Dennehy, na ICM Partners. A filha do ator, Elizabeth, postou comunicado no Twitter, frisando que a morte do pai não foi relacionada ao novo coronavírus: "Maior que a vida, generoso até o fim, um orgulhoso e devotado pai e avô, ele deixará saudades para sua mulher, Jennifer, sua família e muitos amigos".

Após se destacar em "Rambo", Brian Dennehy engatou uma série de papéis coadjuvantes marcantes. Provando versatilidade, ele esteve na ficção científica "Cocoon" (1985), no faroeste "Silverado" (1985, com Kevin Costner), na comédia "Perigosamente Juntos" (1986, com Robert Redford), e no mistério "Acima de Qualquer Suspeita" (1990, com Harrison Ford).

Na TV, encarnou uma versão ficcionalizada do detetive Jack Reed, personagem real da polícia de Chicago, em uma série de telefilmes exibidos entre 1992 e 1996, começando com o sucesso "Nas Teias da Corrupção".

Seu trabalho em uma adaptação televisiva da peça "Death of a Salesman" (2000) rendeu uma vitória no Globo de Ouro. Dennehy também venceu um Tony pelo papel, em 1999, e voltou a faturar o troféu maior do teatro americano em 2003, por "Long Day's Journey Into Night".

No Emmy, a maior premiação da TV norte-americana, foi indicado seis vezes, sem nunca ganhar — a mais recente, em 2005, pelo telefilme "Por Trás da Fé", que abordava o escândalo de abuso infantil na igreja católica.

Entre suas últimas aparições na telinha, destaque para séries como "The Blacklist" (onde encarnou o personagem Dominic Wilson em várias participações especiais) e "Hap and Leonard". No cinema, surgiu em "Cavaleiro de Copas" (2015), de Terrence Malick, e na comédia "Te Peguei!" (2018).