Topo

Imortal da Academia com coronavírus pede: 'temos de achatar a curva'

 Geraldo Carneiro foi diagnosticado com a covid-19 no ínicio de março e vem se recuperando bem - Marcos Ramos/Ag. O Globo
Geraldo Carneiro foi diagnosticado com a covid-19 no ínicio de março e vem se recuperando bem Imagem: Marcos Ramos/Ag. O Globo

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 08h39

Poeta, compositor e dramaturgo, Geraldo Carneiro revelou que contraiu o coronavírus e vem se recuperando bem da doença. Mineiro mas residente no Rio de Janeiro, o membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) fez um relato ao colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, e pediu esforço aos brasileiros para conter a pandemia da covid-19 no país.

"Temos de achatar a curva, como dizem os especialistas", afirmou o imortal de 67 anos. "E, se possível, achatar também os debiloides da pátria - expressão que se usava na minha infância e só agora descobri quem são", completou Carneiro, aproveitando para criticar as ações das autoridades na condução da crise.

Carneiro contou que ele e sua esposa foram diagnosticados com o coronavírus ainda no início de março. A partir do dia 13, ele se isolou em casa e agora já apresenta melhora significativa. O imortal, porém, afirmou que sofreu nas primeiras semanas com a covid-19.

"Não fossem os profissionais de saúde, já teria esticado as canelas, partido desta para outra melhor. Felizmente, melhorei bastante. Ainda bem que fiquei trancado em casa", disse. "Graças a isso, creio que não infectei os outros. Tudo mal, mas tudo bem."

Em outubro do ano passado, o imortal da Academia demonstrou sua indignação com o momento político do país ao ter um texto seu censurado. No programa da peça "Iago", Carneiro havia comparado o protagonista da obra, um texto de Shakespeare, com o presidente Jair Bolsonaro.

Agora, ele voltou a criticar a classe política. "Espero que os tiranossauros remanescentes no planeta - sobretudo em Brasília - sejam removidos para outra galáxia. Não podemos aceitar a cretinice dos exterminadores do futuro", finalizou.