Topo

Shows, teatro, ópera: Opções virtuais de lazer para o fim de semana em casa

Anitta - Reprodução/Instagram
Anitta Imagem: Reprodução/Instagram

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

27/03/2020 12h00

Procurando o que fazer em mais um fim de semana em casa? Com o cancelamento de diversos eventos culturais para evitar a transmissão do coronavírus, a cena cultural tem se organizado para levar entretenimento para as pessoas neste período de quarentena.

Muitas opções virtuais de lazer começaram a pipocar por aí. Há desde shows ao vivo em redes sociais até exposições de arte pelo mundo inteiro disponíveis online. Tudo para ajudar a acabar com o tédio.

Festival Música em Casa terá Léo Santana e Tayrone - Divulgação - Divulgação
Festival Música em Casa terá Léo Santana e Tayrone
Imagem: Divulgação

Shows

O Festival Música em Casa, promovido pela gravadora Universal Music, convocou diversos artistas para se apresentar de suas casas e transmitir ao vivo pela internet. A programação de hoje começa às 19h com Clau em seu Instagram (@clauoficial) e segue com Brunelli (@brunellioficial) às 19h30, Léo Santana (@leosantana) às 20h, Tayrone (@tayrone) às 20h30, PH e Michel (@phemichel) às 21h e DJ Shark (@djsharkbrasil) às 21h30. O evento segue até domingo (29) com cinco shows por dia.

Péricles mostrará seu samba no projeto #emcasacompericao, no Instagram @pericles, às 20h, nesta sexta-feira (27).

Ivete Sangalo tem feitos shows surpresas no Instagram @ivetesangalo. Além de cantar, ela também tem levado mensagens de esperança para seus fãs na rede social. É possível assistir as apresentações salvas no perfil dela.

Ivete Sangalo faz live constantemente durante a quarentena do coronavírus - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Ivete Sangalo faz live constantemente durante a quarentena do coronavírus
Imagem: Reprodução/ Instagram

Para ajudar os músicos de bares e casas noturnas, a plataforma de nostalgia Universo Retrô criou o projeto Retrô Sessions, uma série de lives no Facebook com artistas se apresentando de suas casas todos os dias, a partir das 21h30. Como forma de apoio ao trabalho desses artistas, foi disponibilizada uma Vakinha Online e, ao final do projeto, o dinheiro arrecadado será dividido entre todos os participantes.

Casa noturna

A boate Boiler Room, de Londres, disponibiliza vídeos de diferentes apresentações ao vivo de DJs em seu site. No sábado quem toca é HAAI e Sippin'T.

Cena do musical 'O Fantasma da Ópera' - Divulgação - Divulgação
Cena do musical "O Fantasma da Ópera"
Imagem: Divulgação

Ópera

A tradicional The Metropolitan Opera, de Nova York, nos Estados Unidos disponibilizou concertos clássicos para o público assistir pelo serviço de streaming Met Opera on Demand. Os espetáculos ficam disponíveis a partir das 19h30 até as 18h30 do dia seguinte.

Nesta sexta-feira (27), terá "Wagner's Götterdämmerung", com Deborah Voigt, Wendy Bryn Harmer, Waltraud Meier, Jay Hunter Morris, Iain Paterson, Eric Owens e Hans-Peter König.

No sábado (28) é a vez de "Wagner's Die Meistersinger von Nürnberg", com Annette Dasch, Johan Botha, Paul Appleby e Michael Volle.

No domingo (29), tem "Wagner's Tannhäuser", com Eva-Maria Westbroek, Michelle DeYoung, Johan Botha, Peter Mattei e Gunther Groissböck.

Elenco principal de Floribella (Divulgação/ Band) - Divulgação/ Band - Divulgação/ Band
Elenco principal de "Floribella" (Divulgação/ Band)
Imagem: Divulgação/ Band

Teatro

Vídeos de espetáculos musicais completos podem ser vistos no YouTube e em boa qualidade, como a peça infantil "Floribella: O Espetáculo Musical", "Vingança - O Musical", com músicas de Lupicínio Rodrigues, e a montagem da Broadway The Book of Mormon feita pelos alunos da UniRio.

Cinema

A SPCineplay apresenta gratuitamente uma seleção de curtas nacionais dirigidos por mulheres durante todo mês de março. Os filmes podem ser assistidos pela plataforma de streaming Look e o catálogo está disponível no site www.spcineplay.com.br.

Palestras

O site Quarantine Book Club promoverá bate-papos pagos com autores de livros renomados. Nesta sexta-feira, a conversa é com a escritora Mikki Kendall, que falará sobre feminismo. Os ingressos custam US$ 6,94 (aproximadamente R$ 35).

Anitta se apresenta em Sorocaba (SP) neste domingo (11) - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Anitta compartilha aula de francês com seus seguidores no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Aula de francês com Anitta

Nesta sexta-feira, às 18h, Anitta fará mais uma aula de francês em seu Instagram @anitta para que seus fãs possam aprender o idioma junto com ela. Até Bruna Marquezine voltou a seguir a cantora para ser uma das alunas da língua do país que seu ex-namorado, Neymar, joga.

Museus

O Museu Vale, em Vila Velha (ES), e o Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte (MG) oferecem tour virtual para quem quiser conhecer um pouco mais das tradições locais e da arte contemporânea de forma original e interativa.

Já o site Arts and Culture, do Google, traz exposições de museus do mundo inteiro pela internet. Estão disponíveis excursões virtuais pelo Museum of Modern Art (Nova York, Estados Unidos), Van Gogh Museum (Amsterdã, Holanda), Uffizi Gallery (Florença, Itália), Belvedere (Viena, Áustria) e The National Gallery (Londres, Inglaterra), entre outros.

E um museu virtual reúne todas as obras do pintor Rafaello em um só lugar: a plataforma de experiências Musement, que apresenta um projeto em comemoração aos 500 anos da morte do mestre renascentista italiano. Para relembrar seu legado e aproximar o público de sua produção artística, a Musement preparou um museu virtual que já está disponível gratuitamente no site oficial.

Exposições de arte

O site Art Basel exibe as principais galerias de arte do mundo, com milhares de obras de alto calibre.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A versão anterior do texto trazia um site não oficial que já foi retirado das nossas sugestões.