Topo

Diretora de Mulher-Maravilha desistiu de Thor 2: 'Não faria um filme bom'

Patty Jenkins dá instruções para Gal Gadot durante filmagem de Mulher-Maravilha - Reprodução
Patty Jenkins dá instruções para Gal Gadot durante filmagem de Mulher-Maravilha Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/03/2020 12h04

Patty Jenkins refletiu sobre o filme de super-heróis que abandonou antes de dirigir "Mulher-Maravilha", lançado em 2017, e sua continuação, que foi adiada para agosto em meio a pandemia do novo coronavírus. Em 2011, ela foi escolhida para comandar "Thor: O Mundo Sombrio", da Marvel — mas saiu do cargo pouco depois, citando "diferenças criativas" com o estúdio.

"Eu não acreditava que conseguiria a fazer um bom filme com o roteiro que eles estavam planejando", disse ela à Vanity Fair. "E eu acho que [se eu fizesse um filme ruim] seria uma escândalo — seria pintado como se fosse minha culpa, as pessoas diriam: 'Meu Deus, essa mulher dirigiu o filme e errou em tudo isso'".

"Esta foi a única vez em minha carreira em que senti que o estúdio deveria contratar outro diretor, porque para ele não seria tão escandaloso. E também porque talvez algum outro diretor entenderia melhor o filme, e amaria", continuou.

"Thor: O Mundo Sombrio" acabou sendo dirigido por Alan Taylor — e, apesar de ir bem nas bilheterias, é considerado por muitos um dos piores filmes do universo cinematográfico da Marvel. Até Chris Hemsworth disse em entrevista recente que o longa é "bem mais ou menos".

"Não dá para dirigir um filme em que eu não acredito. A única razão para fazer ['Thor'] seria para provar às pessoas que eu poderia. Mas acabaria não provando nada se eu não fosse bem-sucedida. Eu não acho que me dariam uma outra chance [se eu tivesse feito aquele filme]", disse Jenkins.

A cineasta ainda frisou que não guarda mágoas da Marvel. "Honestamente, eles me deram uma chance quando não estava em voga fazer isso. E eles encontraram o diretor certo para 'Thor' com Taika Waititi [que assinou 'Ragnarok']. Ele tem o tom certo para esta franquia", elogiou.