Topo

De volta aos anos 1990: jogos para lembrar da infância durante a quarentena

Já que não dá para se entreter jogando quebra-cabeças de verdade, aposte nos jogos online - LOUISE BEAUMONT/Getty Images
Já que não dá para se entreter jogando quebra-cabeças de verdade, aposte nos jogos online Imagem: LOUISE BEAUMONT/Getty Images

Liv Brandão

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 15h33

Tempos de quarentena e isolamento auto-imposto para evitar os estragos da pandemia de coronavírus nos dão muito tempo para pensar na vida. E pensar na vida nos leva, inevitavelmente, ao passado, quando nem sonhávamos que um dia viveríamos algo só visto em filmes apocalípticos. Nessas horas, chega a dar saudade da infância, né? De quando tudo era mais simples (pelo menos era o que a ingenuidade da nossa pouca idade fazia crer) e podíamos brincar livremente por aí. Pensando nisso, e para te distrair durante o exílio forçado em casa, elencamos jogos tradicionais que fizeram sucesso em décadas passadas e têm versões online.

Stop/Adedanha/Adedonha

Pode brigar pelo nome "correto" (ao menos na cidade de onde você vem) ali embaixo nos comentários. Mas já baixa o aplicativo Stop (gratuito, disponível para iOS e Android) e brinque de sugerir palavras que comecem com a letra da vez. Dá para jogar com um oponente aleatório ou mesmo convocar os amigos, aqueles com quem você só pode interagir assim, virtualmente.

Palavras-cruzadas

A boa e velha cruzadinha é ótima para passar o tempo e, assim como o Stop (ou adedanha, ou adedonha...) ainda mantém a mente ativa. O aplicativo Cody Cross (gratuito, disponível para iOS e Android) é uma ótima opção para manter a mente sã.

Uno

Quem nunca brigou com os amigos jogando Uno, que atire a primeira pedra. Pois a boa notícia é que a porradaria agora pode ser virtual. O aplicativo oficial do jogo (gratuito, disponível para iOS e Android) permite jogar (e tretar) de galera e até que é bem emocionante.

Buraco/Canastra

Em tempos pré-Netflix, jogos de carteado costumavam reunir famílias inteiras em volta da mesa de jantar para jogar em conjunto. Esta que vos escreve aprendeu a jogar buraco (e não canastra, pois carioca) ainda novinha, ensinada pela própria mãe, porque os anos 1980 eram assim mesmo. O aplicativo de Buraco da Copag traz várias modalidades (como a tranca, o fechado sem trinca, mano a mano...) e também é grátis. Baixe para iOS ou Android.

Quebra-cabeças

Tudo bem que não vai dar para emoldurar depois da trabalheira toda e não rola de você ir até uma loja para comprar um quebra-cabeça físico, mas o tradicional jogo de raciocínio lógico está disponível também online. Há uma infinidade de aplicativos pagos e incríveis, mas vamos de O Quebra-cabeça Mágico, que traz mais de 30 mil opções com até 630 "peças". Para iOS e Android.