Topo

'Visão' se reúne com os irmãos Russo para longa sobre Cambridge Analytica

Paul Bettany como Visão, em "Vingadores: Era de Ultron" - Reprodução
Paul Bettany como Visão, em "Vingadores: Era de Ultron" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 14h49

Ator que interpreta o herói Visão, na franquia Vingadores, Paul Bettany vai se reunir com Joe e Anthony Russo, diretores de "Vingadores: Ultimato", para um filme, ainda sem título, sobre o escândalo da Cambridge Analytica.

Segundo o site CBR, Bettany deve estrelar como Alexander Nix, CEO da Cambridge Analytica. Na vida real, o empresário desempenhou um papel fundamental na contratação de Christopher Wylie para coletar dados e executar a estratégia da empresa.

Contexto

Fundada em 2013 pelo britânico Alexander Nix, a Cambridge Analytica fazia análise de dados de comportamento para direcionar publicidade e dar consultoria política, na internet.

Com o tempo, a empresa tentou moldar o pensamento dos internautas para, além se sugerir propagandas, recriar o perfil de quem tivesse contato com os seus anúncios. O objetivo principal era influenciar em eleições e para isso eram usados rumores e fake news.

Em 2018, os jornais The Guardian e The New York Times mostraram que a empresa britânica coletou dados de 50 milhões de perfis no Facebook. Christopher Wylie, ex-funcionário, faz a denúncia ao The Guardian e afirmou que o Facebook conhecia os procedimentos de coleta.

De volta ao filme

O longa tratará Wylie apenas como um facilitador da denúncia e os dados usados para basear o filme serão os mesmos entregues ao The Guardian pelo ex-funcionário.

Joe e Anthony Russo serão produtores do filme e o roteiro será escrito pela mesma equipe de "Vingadores: Ultimato", Christopher Markus e Stephen McFeely. A direção ficará por conta de David Gordon Green, de "Halloween".