Mart Crowley, criador do clássico gay 'Os Rapazes na Banda', morre aos 84
Resumo da notícia
- Mart Crowley morreu em Nova York aos 84 anos, confirma amigo
- Dramaturgo ficou famoso por 'Os Rapazes na Banda', peça pioneira da representação gay
- Criação virou filme em 1970, com roteiro do próprio Crowley
- Como produtor, ele também ajudou a realizar a série 'Casal 20' (1979-1984)
O dramaturgo, roteirista e produtor Mart Crowley, que ficou mais conhecido por escrever a peça "Os Rapazes da Banda", obra pioneira da representação gay no teatro, morreu ontem em Nova York.
Crowley passou por complicações após uma cirurgia cardíaca, segundo disse seu amigo David Cuthbert ao The New York Times. O norte-americano tinha 84 anos.
Crowley escreveu "Os Rapazes da Banda", que acompanha um grupo de amigos gays e bissexuais durante a festa de aniversário de um deles, em 1968. Ele também adaptou o próximo texto para o cinema, entregando-o ao diretor William Friedkin ("O Exorcista") em 1970.
Depois disso, redigiu vários roteiros para a TV e o cinema, e fez consultoria em vários outros. Em "Os Olhos de Laura Mars" (1978), por exemplo, o seu trabalho ao lado de John Carpenter e David Zelag Goodman não foi creditado.
Crowley assinou scripts para séries como "Dinastia" e telefilmes de sucesso, como "Sempre Haverá um Amanhã" (1986) e "Tormenta de Paixões" (1990). Como produtor, ajudou a realizar "Casal 20" (1979-1984), uma das séries mais bem sucedidas de sua época.
Em 2018, Crowley viu "Os Garotos da Banda" retornar aos holofotes com um revival teatral produzido por Ryan Murphy ("American Horror Story") e estrelado por nomes como Matt Bomer, Zachary Quinto, Andrew Rannells e Jim Parsons.
Uma nova versão cinematográfica, bancada pela Netflix, deve chegar em 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.