Topo

'Casamento às Cegas': entenda o novo fenômeno da Netflix

Cameron pede Lauren em casamento em "Casamento às Cegas" - Netflix/Reprodução
Cameron pede Lauren em casamento em 'Casamento às Cegas' Imagem: Netflix/Reprodução

Daniel Palomares

do UOL, em São Paulo

29/02/2020 04h00

Imagine conhecer o amor da sua vida e, em apenas um mês, se casar com ele. Parece louco demais? Então, imagine que você nunca ao menos viu o rosto desse seu grande amor. Esta é a proposta de 'Casamento às Cegas', o novo reality show da Netflix, que promete juntar casais que provam a máxima de que "o amor é cego".

De acordo com a própria Netflix, 'Casamento às Cegas' é o programa mais assistido do momento nos Estados Unidos e está entre os 10 mais vistos da plataforma ao redor do mundo. O que explica tanto sucesso?

Todos já estão acostumados a assistir programas de namoro na televisão. Desde 'The Bachelor' até o 'Rola ou Enrola?' da Eliana, o fascínio por acompanhar pessoas tentando desencalhar em frente às câmeras é constante.

A Netflix segue mais ou menos o mesmo padrão de outros programas para definir seu elenco. 15 mulheres e 15 homens solteiros, atraentes e héteros buscam por sua alma gêmea. E aí entra uma pitadinha especial: eles não podem ver uns aos outros até aceitarem se tornar noivos!

Durante pouco mais de uma semana, cada participante pode ir em encontros às cegas com os seus pretendentes. Em duas pequenas salas, separadas por uma parede azul, eles conseguem conversar, desabafar, chorar —só não podem se ver.

tub - Netflix/Reprodução - Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução

Em um mundo dominado pelas redes sociais e os apps de namoro, em que o que mais conta na hora de escolher seu parceiro é a aparência dele, a premissa do programa é justamente excluir o apelo visual e construir relações baseadas na conversa, nos interesses em comuns e na sintonia do casal para além de como se parecem.

Depois de ficarem noivos, os casais finalmente se veem cara a cara pela primeira vez e embarcam para uma viagem especial para um resort no México, onde podem testar se realmente o par teve alguma química. E aí começa a parte mais esperada: as brigas, os dramas, os segredos revelados...

Relacionamentos interraciais, bissexualidade, diferença de idade, religião: tudo vira motivo para gerar conflito entre os pombinhos e entretenimento para quem assiste.

Em 30 dias, então, o casal deve decidir subir ou não ao altar e escolher, enfim, se passarão o resto da vida juntos.

Na quinta-feira (27), a Netflix lançou o episódio final dos 10 que formam a temporada, reunindo os cinco principais casais que o programa acompanhou. Gravado no final de 2018, os casais (ou ex-casais) já tiveram mais de um ano entre a produção do programa e os dias atuais, tempo mais do que necessário para saber se alguém viveu feliz para sempre.

Será que alguém conseguiu realmente fazer o relacionamento funcionar? Só assistindo para saber.