Topo

Antes do Amanhecer faz 25 anos: relembre frases marcantes do filme

Antes do Amanhecer (1995) - Divulgação
Antes do Amanhecer (1995) Imagem: Divulgação

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

27/01/2020 04h00

Lançado em 27 de janeiro de 1995, o filme Antes do Amanhecer está completando 25 anos em 2020. Dirigido por Richard Linklater, o longa ganhou status de clássico ao contar a história do jovem americano Jesse (Ethan Hawke), que conhece a estudante francesa Celine (Julie Delpy) casualmente durante uma viagem de trem pela Europa.

Os dois se aproximam e se apaixonam, mas têm pouco tempo juntos. No dia seguinte, ela irá para Paris, e ele voltará aos Estados Unidos. Passam, então, o dia juntos, passeando e conversando sobre vida, amor e relacionamento —com um diálogo eternizado por frases tão sensíveis quanto brilhantes.

Foi o suficiente para conquistar o coração do público. Com tanto sucesso, o filme ganhou as continuações Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013).

Para comemorar os 25 anos da estreia do longa, o UOL relembra 25 falas marcantes dos protagonistas da trama. E mostra que, mesmo com o passar do tempo, elas continuam fazendo muito sentindo ao tocar em temas como feminismo, religião e vida moderna.

Confira abaixo:

1. "Tudo o que é interessante custa um pouco de dinheiro", Jesse.

Julie Delpy está com 50 anos  - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Julie Delpy está com 50 anos
Imagem: Reprodução/ Instagram

2. "Você nunca pode substituir ninguém, porque todo o mundo é composto de detalhes específicos tão bonitos", Celine.

3. "O feminismo é feito pelos machos para que eles possam pedir às fêmeas que libertem seus corpos", Celine.

4. "As pessoas sempre falam sobre como o amor é algo totalmente altruísta, mas se você pensar sobre isso, não há nada mais egoísta", Jesse.

5. "Estar sozinho é melhor do que se sentar ao lado de seu amante e se sentir sozinho", Celine.

6. "Acho que, quando você é jovem, acredita que conhecerá muitas pessoas com quem se conectará, mas, mais tarde, perceberá que isso acontece apenas algumas vezes", Celine.

7. "Acho que estou sempre muito mais feliz com livros, filmes e outras coisas. Acho que fico mais empolgado com as representações bem-feitas da vida do que a própria vida", Celine.

8. "Conheço casais felizes, mas acho que eles mentem um para o outro", Jesse.

Ethan Hawke atualmente, aos 49 anos - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Ethan Hawke atualmente, aos 49 anos
Imagem: Reprodução/ Instagram
9. "Os homens saem comigo, terminamos, e depois eles se casam. E depois eles me ligam para agradecer por ensinar a eles o que é o amor", Celine.

10. "Embora eu rejeite a maioria das coisas religiosas, não posso deixar de sentir compaixão por todas as pessoas que vêm aqui, perdidas ou com dor, culpa, procurando algum tipo de resposta", Celine.

11. "Me fascina como um único lugar pode juntar tanta dor e felicidade por tantas gerações", Celine (sobre religiões).

12. "Eu costumava pensar que se ninguém da sua família ou seus amigos soubesse que você estava morto, era como se realmente não estivesse morto", Celine.

13. "Eu sei, é quase impossível ter sucesso, mas quem se importa realmente? A resposta deve estar na tentativa", Celine.

14. "Após o término, eu só quero ser um fantasma, completamente anônimo", Jesse.

15. "Eu não sei, acho que se eu pudesse aceitar o fato de que minha vida deveria ser difícil —você sabe, é o que se espera—, então eu posso não ficar tão chateado com isso e ficarei feliz quando algo de bom acontecer", Jesse.

16. "Eu sempre sinto essa pressão de ser um ícone forte e independente da feminilidade, sem parecer que toda a minha vida está girando em torno de um cara. Mas amar alguém e ser amado significa muito para mim", Celine.

17. "Nós sempre tiramos sarro disso e outras coisas, mas tudo o que fazemos na vida é uma maneira de ser um pouco mais amado", Celine.

18. "Os pais de todo o mundo ferraram com eles. Pais de crianças ricas deram demais a eles. Os de crianças pobres, não o suficiente. Você sabe, muita atenção, pouca atenção. Eles os deixaram ou ficaram por ali e ensinaram as coisas erradas", Jesse.

19. "Às vezes, sonho em ser um bom pai e um bom marido. E, às vezes, parece muito próximo. Mas, outras vezes, parece uma bobagem que arruinaria minha vida inteira", Jesse.

20. "Se alguém me desse a opção agora de nunca mais te ver ou me casar com você, eu me casaria com você", Jesse.

21. "Eu gosto de sentir seus olhos em mim quando olho para longe", Celine.

22. "Ninguém realmente conhece alguém. Esse é o problema dos relacionamentos", Jesse.

23. "Você sabe o que me deixa louco? São todas essas pessoas falando sobre como a tecnologia é ótima e como ela economiza todo esse tempo. Mas, de que adianta economizar tempo, se ninguém usa?", Jesse.

24. "A única pessoa que eu realmente poderia machucar sou eu mesma", Celine.

25. "Acho que posso me apaixonar quando sei tudo sobre alguém. A maneira como ele vai separar seu cabelo, qual camisa ele vai usar naquele dia, sabendo a história exata que ele contaria em uma determinada situação", Celine.