Topo

Oscar e Marvel à vista: por que você tem que ficar de olho em Florence Pugh

Florence Pugh no Critics" Choice em Santa Monica, na California - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic
Florence Pugh no Critics' Choice em Santa Monica, na California Imagem: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

16/01/2020 12h00

Florence Pugh está com tudo. Quatro meses após estrelar o filme de terror Midsommar, a atriz está mais uma vez nos cinemas no drama Adoráveis Mulheres e volta em 20 de abril como Yelena Belova em Viúva Negra, sua estreia no MCU da Marvel.

Quando surgir para o público como a irmã e sucessora de Natasha Romanov, Florence Pugh pode já ter nas mãos uma estatueta do Oscar. Aos 24 anos, ela acaba de ser indicada na categoria de melhor atriz coadjuvante por sua Amy March de Adoráveis Mulheres, disputando com Laura Dern, Kathy Bates, Scarlett Johansson e Margot Robbie.

Os últimos papéis provam a versatilidade da atriz inglesa nascida em Oxford em 3 de janeiro de 1996. Mesmo sem uma formação clássica, Florence Pugh mostrou que sabe convencer em qualquer gênero e desponta como um dos novos talentos da nova geração do cinema.

Críticas ao corpo

Adoráveis Mulheres - Divulgação - Divulgação
Timothée Chalamet e Florence Pugh em cena de Adoráveis Mulheres
Imagem: Divulgação

"Em casa todo mundo era muito teatral", contou Florence Pugh em entrevista à versão online do jornal "i". "Era definitivamente um lar muito barulhento", admite. A atriz é irmã de Toby Sebastian, que interpretou Trystane Martell em Game of Thrones. Seu pai tem uma rede de restaurantes e sua mãe dá aulas de dança.

Seu primeiro contato com o teatro foi em peças escolares, e assim que deixou o colégio, aos 17 anos, Florence ganhou um papel em The Falling. No filme, ela atuou ao lado de Maisie Williams. Um ano depois, já maior de idade, fez seu primeiro movimento rumo à Hollywood, mas a série para a qual fez testes não deu certo, e ela ainda sofreu com críticas ao corpo.

Quando ouviu que teria de perder peso para se encaixar em um padrão, a atriz viu que aquilo não era para ela. "Eu sabia que não queria voltar para lá até eu entender o que era aquilo e quem eu era. Seria muito fácil ser influenciada e se encaixar nos padrões. É complicado até você ter a confiança para dizer não."

Apenas duas semanas depois do trauma de Hollywood e de voltar para a Inglaterra, ela faria o teste que renderia seu primeiro papel de protagonista. Como Lady Macbeth no filme homônimo, Florence Pugh foi definitivamente notada em 2017. O drama ainda ganhou duas indicações ao BAFTA.

Estrela de Hollywood

Midsommar - Reprodução - Reprodução
Florence Pugh em cena do terror Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
Imagem: Reprodução

Depois de engatar mais alguns papéis no seu país, Florence voltaria definitivamente à meca do cinema com um papel na série The Little Drummer Girl, em 2018. Ela ainda mostraria seu lado cômico no filme Lutando Pela Família, antes de seus três últimos trabalhos. O que move Florence Pugh é o desafio de cada papel.

A maioria das coisas que fiz tive pavor ao aceitar. Conhecer grandes estrelas é aterrorizante, afinal são seus ídolos. É claro que eu tinha medo de conhecer a Meryl Streep [em Adoráveis Mulheres], mas não estava tremendo. Estava ansiosa para trabalhar e conversar com ela. Mas é mais emoção, não é medo.

Ao The Telegraph, a jovem atriz destacou a importância de cada personagem. "Não importa se minha personagem é uma fofa, uma piranha, ou se ela é capaz de matar uma criança. Contanto que ela passe uma mensagem. E eu nem digo verbalmente. Se você só vai ao cinema para ver sua boa forma, o que você aprendeu com ela?".

Pronta para a Marvel

Viúva Negra - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Florence Pugh como Yelena Belova em Viúva Negra
Imagem: Reprodução/YouTube

A espevitada Amy March de Adoráveis Mulheres já rendeu a Florence Pugh uma indicação ao Oscar, o prêmio máximo do cinema. Mas a estreia na Marvel deve levar a atriz a outros patamares.

"Eu acho que as pessoas vão se surpreender quando assistirem e perceberem que, para um grande filme de ação, este aqui tem muito coração", adiantou a atriz à Variety sobre Viúva Negra, acreditando que pode atrair mais do que o público geek.

Em Viúva Negra, que chega aos cinemas em 30 de abril, ela é Yelena Belova. Como irmã da personagem principal, Florence ganhou bastante destaque no último trailer, quando recebe a protagonista na Rússia.

Com tanta atenção nos últimos meses, o nome da atriz aparece antes mesmo do de Scarlet Johansson nos créditos do filme no site agregador de dados de cinema IMDB. 2020 já começa promissor para a atriz britânica.

Assista ao trailer de Viúva Negra, com Florence Pugh