Topo

M.I.A recebe medalha de membro da Ordem do Império Britânico e dedica à mãe

M.I.A recebe título de membro do Ordem do Império Britânico  - Yui Mok ? WPA Pool/Getty Images
M.I.A recebe título de membro do Ordem do Império Britânico Imagem: Yui Mok ? WPA Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/01/2020 19h06

M.I.A foi nomeada membro da Ordem do Império Britânico (MBE, na sigla em inglês), na manhã de hoje. Ela recebeu a medalha de honra pelas mãos de Príncipe William, no Palácio de Buckingham.

Em seu perfil no Instagram, ela explicou que aceitou a medalha em homenagem a sua mãe, Kala Pragasam, que a acompanhou na cerimônia.

"Hoje aceito isso em homenagem a minha mãe, que trabalhou por um salário mínimo para nos dar uma vida melhor', declarou a cantora.

"Como imigrante da primeira geração da classe trabalhadora, é ótimo ser reconhecida por minha contribuição. Ter liberdade para falar a minha verdade e fazer isso através da música me ajudou a falar por aqueles que não têm esses privilégios. Continuarei lutando por aqueles que são silenciados ou perseguidos por outros", completou.

Em junho, quando foi anunciado que M.I.A havia entrado na lista, a rapper de revelou que sua mãe trabalhou por anos costurando as medalhas que são distribuídas todos os anos no aniversário da rainha.

Na época, ela contou: "Ela é uma das únicas duas mulheres na Inglaterra a costurar estas medalhas pelos últimos 30 anos. Depois de receber asilo, minha mãe e prima conseguiram este trabalho em 1986, porque era o único manual de trabalho em idioma não-inglês que ela conseguiu encontrar. Ela passou a vida costurando mil medalhas para a Rainha. Não importa como eu me sinto ou penso, minha mãe sempre teve muito orgulho do trabalho que ela teve".