Topo

Você: Tudo sobre o final da segunda temporada da série

Joe (Penn Badgley) com sua nova obsessão, Love (Victoria Pedretti), na segunda temporada de Você - Reprodução/YouTube
Joe (Penn Badgley) com sua nova obsessão, Love (Victoria Pedretti), na segunda temporada de Você Imagem: Reprodução/YouTube

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

31/12/2019 04h00

Você (You, no original em inglês) voltou à Netflix com sua segunda temporada —e um final surpreendente, que deixa um gancho daqueles para o já confirmado terceiro ano da série. A seguir, explicamos tudo sobre o fim da temporada. Mas cuidado: há spoilers. Se você não quer saber o que acontece, pare por aqui e volte depois.

Ainda aqui? Então vamos lá:

Quem morreu?

No começo da temporada, Joe comete dois assassinatos: ele mata Jasper, o homem que cobrava dinheiro devido a ele por Will (de quem Joe assumiu a nova identidade), e Henderson, comediante famoso que abusava de garotas menores de idade —e que estava prestes a fazer isso com Ellie, a irmã mais nova de Delilah, uma de suas vítimas no passado.

Nos dois últimos episódios, porém, três pessoas morrem, mas nenhuma delas pelas mãos de Joe: Candace e Delilah são mortas por Love; já Forty, o irmão de Love, é morto pela polícia após confrontar Joe com uma arma e tentar fazer com que sua irmã se afastasse dele. Ele sabia do passado de Joe por conta de seu envolvimento com Candace.

Sim, Love também é uma assassina...

Como Love bem diz, ela é a alma gêmea de Joe, a pessoa que realmente pode compreendê-lo —e isso porque ela é, como ele, uma assassina. Ela matou pela primeira vez ainda adolescente, ao cortar a garganta da babá que cuidava dela e de Forty (e deixou o irmão levar a culpa). E, após conhecer Joe, ela mata Delilah e Candace para proteger os segredos do amado e preservar a futura família deles.

...E está grávida

Joe, chocado com Love, ameaça matá-la com uma algema, mas ela recua e grita dizendo que está grávida —o que faz com que ele mude de ideia. Joe não gosta muito de saber que a mulher que tanto idealizou também está disposta a matar, mas cede à ideia de ter uma família. No fim, ele se muda com Love, já com a barriga aparente, para uma casa no que parece ser o subúrbio de Los Angeles, onde encontra aquela que aparenta ser sua próxima vítima, a vizinha.

Quem é a vizinha?

Nos minutos finais do episódio, Joe, aparentemente resignado com a nova vida familiar, interessa-se por uma vizinha, que aparece de costas ao lado de uma pilha de livros, incluindo Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. No entanto, não vemos seu rosto. A identidade da vizinha misteriosa deve ser um dos grandes destaques da terceira temporada.

As pontas soltas: Ellie e dr. Nicky

Ao fim da temporada, Ellie deixa Los Angeles e está vivendo sozinha, com a ajuda financeira de Joe, para evitar o Conselho Tutelar (ela tem 15 anos, vale lembrar). Nada impede, no entanto, que ela resolva abrir a boca, já que ouviu de Forty sobre o passado sinistro de Joe.

Há, ainda, o dr. Nicky, que foi preso injustamente, acusado de ser o assassino de Beck. No último episódio da temporada, ele conversa com Forty e não demonstra muito interesse em sair da prisão, mas diz que há um movimento on-line pedindo a sua liberdade. Tanto o ex-psicólogo quanto seus fãs podem se mostrar como obstáculos significativos para Joe no terceiro ano da série.