Topo

Réveillon de Copacabana: saiba todos os detalhes e melhor forma de chegar

Queima de fogos de artifício vista da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro (RJ) no último Réveillon - Fernando Maia/Riotur
Queima de fogos de artifício vista da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro (RJ) no último Réveillon
Imagem: Fernando Maia/Riotur

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

31/12/2019 04h01

Resumo da notícia

  • Prefeitura do Rio monta esquema especial para o Réveillon de Copacabana
  • Expectativa da Riotour é de que duas milhões de pessoas passem a virada de ano na praia
  • Ferrugem, Diogo Nogueira e DJ Malboro estão entre as principais atrações
  • Prefeitura orienta população a ir de transporte público para Copacabana
  • Serão 14 minutos de queima de fogos na Praia de Copacabana

Quem vai passar o Ano Novo na Praia de Copacabana é melhor se programar para chegar cedo na festa de Réveillon mais famosa do Brasil. A Riotour montou um esquema especial de operação dos órgãos da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para a ocasião. Vias serão fechadas e os transportes públicos funcionarão para atender a população. O UOL listou as principais informações para os cariocas e turistas evitarem o perrengue na virada de 2019 para 2020.

Além do palco principal, em frente ao hotel Belmond Copacabana Palace, outros três foram distribuídos por pontos estratégicos da praia: no Posto 3, no Posto 5 e outro no Leme, com atrações variadas, que vão do funk ao gospel. A intenção é criar uma dispersão maior das duas milhões de pessoas esperadas no evento, que terá 14 minutos de queima de fogos, disparados de 10 balsas oceânicas sincronizados com uma trilha sonora criada para a ocasião.

No Palco principal (Das 19h às 3h): Anayle Sullivan, Allyrio MelloDiogo, Nogueira, Ferrugem, Queima de fogos, DJ Marlboro e Escola de Samba da Mangueira.

Palco Verão TIM Rock - Posto 3 (Das 20h às 3h): DJ Dodô.

Palco Verão TIM Pop - Leme (Das 20h às 3h): DJ Giordanna Forte.

Palco Verão TIM Samba - Posto 5 (Das 20h às 3h): DJ MAM.

Ferrugem é um dos cantores de pagode mais escutados no Spotify - Divulgação/ Washington Possato - Divulgação/ Washington Possato
Ferrugem é a atração principal do Réveillon em Copacabana
Imagem: Divulgação/ Washington Possato
Metrô

O MetrôRio disponibilizou para venda os 158 mil cartões especiais para o Réveillon, a partir do dia 9 de dezembro. Desde o dia 26, a venda acontece somente nas bilheterias especiais da estação Carioca, das 10h às 21h. A concessionária pede sempre para os clientes comprarem os cartões com antecedência.

Os passageiros podem escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) no ato da compra. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, da meia-noite até as 7h. O MetrôRio recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos, para reduzir filas na ida e na volta da festa.

Quem não adquiriu o catão especial, tem que se programar para ir antes das 19h, horário em que não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) e o sistema de pagamento por aproximação (NFC), exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59. Todos os cartões voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, junto com o funcionamento normal das estações, em horário de feriado.

Horário especial

Durante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 manterão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.

Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.

As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01.

Metrô na Superfície

No dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície nas estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h.

Dois homens observam os fogos de artifício na virada do ano para 2019 na praia de Copacabana - Leo Correa/AP Photo - Leo Correa/AP Photo
Dois homens observam os fogos de artifício na virada do ano para 2019 na praia de Copacabana
Imagem: Leo Correa/AP Photo
Gratuidades

Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon.

Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta. Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.

SuperVia

A SuperVia fará viagens extras durante a madrugada do primeiro dia do novo ano, com destino à Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste. As composições para o ramal Japeri partirão às 2h20, 3h, 4h e 5h. Já as viagens com destino ao ramal Santa Cruz serão realizadas às 2h40, 3h30, 4h30 e 5h30. Para o ramal Saracuruna, os trens irão partir às 3h30 e 5h. As viagens dos ramais Japeri e Santa Cruz atenderão as estações do ramal Deodoro. As estações Central do Brasil e Madureira (que permitem integração com metrô e ônibus BRT) estarão abertas para embarque a partir das 1h50 e 2h20, respectivamente.

A estação Madureira funcionará apenas com o acesso pelo mezanino de integração com o BRT. Durante a madrugada, as demais estações do sistema ferroviário estarão abertas apenas para desembarque de passageiros. No dia 31 de dezembro, os trens vão circular com a grade horária regular de sábados. Já durante o dia 1º de janeiro, a grade horária será de domingos e feriados. Os passageiros podem programar seus trajetos utilizando a seção "Planeje Sua Viagem", no aplicativo da Supervia e no site www.supervia.com.br , ou consultando o SuperVia Fone, no número 0800 726 9494 (24 horas).

Fogos em Copacabana, durante a virada do Ano Novo - Gabriel Monteiro/SECOM - Gabriel Monteiro/SECOM
Fogos em Copacabana, durante a virada do Ano Novo
Imagem: Gabriel Monteiro/SECOM
Bloqueios de vias

A partir de 7h, a pista da Av. Atlântica junto à orla será bloqueada para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no trecho do Leme; Haverá a inversão da mão de direção na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.

A partir das 17h, será feita a interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações. A partir das 19h, será feito o fechamento externo dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo. Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido somente até 22h. Em seguida, será feito o fechamento total dos acessos a Copacabana inclusive para ônibus e táxis.

A partir das 05h do dia 01/01/2020, os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas. A partir das 10h, a pista da Av. Atlântica junto às edificações será liberada ao tráfego, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados. A partir das 18h, o término da área de lazer, com abertura ao tráfego da pista da Av. Atlântica junto à orla. Nesse horário a pista junto às edificações retorna ao seu fluxo normal em toda a Av. Atlântica.

Diogo Nogueira - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Diogo Nogueira se apresenta na Praia de Copacabana no dia 31 de dezembro
Imagem: Divulgação/TV Globo
Proibição de estacionamento

Das 06h do dia 30/12 às 21h do dia 02/01

? Av. Nossa Senhora de Copacabana: lado esquerdo do tráfego, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e Av. Princesa Isabel;

? Rua Barata Ribeiro: lado esquerdo, toda a extensão;

? Av. Rainha Elizabeth da Bélgica: trecho entre a Av. Atlântica e a Rua Tereza Aragão: ambos os lados, exceto nas baias existentes;

? Rua Raul Pompéia: ambos os lados, toda extensão;

? Rua Francisco Sá: ambos os lados, trecho entre a Rua Gomes Carneiro e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;

? Rua Teresa Aragão, ambos os lados;

? Rua Prudente de Moraes: ambos os lados, toda a extensão.

Das 18h do dia 30/12 às 10h do dia 01/01

? Rua Gustavo Sampaio, lado ímpar, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Rua Anchieta;

? Rua Gustavo Sampaio, lado par, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Av. Princesa Isabel;

? Rua Antônio Vieira, ambos os lados, exceto nas baias existentes;

? Av. Nossa Senhora de Copacabana entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Antônio Vieira, exceto nas baias existentes;

? Rua Fernando Mendes, ambos os lados, toda a extensão;

? Rua Aurelino Leal, trecho entre a Rua Gustavo Sampaio e a Av. Atlântica, lado direito do sentido de circulação;

? Av. Pasteur, ambos os sentidos, em ambos os lados, entre Av. Portugal e a Rua Venceslau Brás, exceto para ônibus e micro-ônibus de turismo, pelo período máximo de

4h, na pista sentido Botafogo, na baia existente junto ao canteiro central, no trecho entre o acesso à Rua Xavier Sigaud e a Av. Venceslau Brás;

? Av. Lauro Sodré, ambos os sentidos, em ambos os lados.

Das 23h do dia 30/12 às 06h do dia 01/01

? Rua Tonelero, ambos os lados, toda extensão;

? Av. Princesa Isabel, ambos os sentidos, ambos os lados;

? Av. Prado Júnior, ambos os lados, inclusive nas baias existentes;

? Rua Belford Roxo, no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados;

? Rua Ronald de Carvalho: no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados;

? Rua Ministro Viveiro de Castro, ambos os lados, no trecho compreendido entre as ruas Ronald de Carvalho e Duvivier;

? Rua Duvivier, ambos os lados, toda extensão;

? Rua Rodolfo Dantas, ambos os lados (inclusive nas baias);

? Rua República do Peru, ambos os lados (inclusive nas baias), no trecho entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

? Rua Paula Freitas, ambos os lados, no trecho entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

? Rua Hilário de Gouveia, ambos os lados, no trecho entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;

? Rua Siqueira Campos, lado direito, no trecho entre a Rua Henrique Oswald e a Rua Tonelero;

? Rua Siqueira Campos, ambos os lados, no trecho entre a Rua Tonelero e a Av. Atlântica (inclusive nas baias);

? Rua Siqueira Campos, junto à edificação de número 143, no bolsão de estacionamento existente;

? Rua Figueiredo de Magalhães, ambos os lados, entre a Av. Atlântica e a Rua Joseph Bloch (inclusive nas baias);

? Rua Santa Clara: Trecho entre a Rua Henrique Oswald e a Rua Tonelero, lado direito do sentido do tráfego; trecho entre Tonelero e Av. Atlântica, em ambos os lados;

? Rua Constante Ramos, ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica;

? Rua Bolívar, toda a extensão, ambos os lados;

? Rua Xavier da Silveira, ambos os lados, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica (inclusive nas baias);

? R. Miguel Lemos, ambos os lados (inclusive nas baias), toda a extensão;

? Av. Henrique Dodsworth, ambos os lados;

? Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, toda extensão;

? Rua Bulhões de Carvalho, entre a Rua Gomes Carneiro e a Av. Rainha Elizabeth da Bélgica;

? Av. Beira Mar, em ambos os lados, em ambas as pistas de rolamento, no trecho compreendido entre a Av. Rio Branco e o Largo da Glória;

? Praia do Flamengo, em ambos os lados, em ambos os sentidos;

? R. Real Grandeza, ambos os lados, no trecho entre a R. Mena Barreto e o Túnel Alaor Prata (Túnel Velho);

? R. da Passagem, Exceto nas baias;

? Praia de Botafogo, entre a R. Voluntários da Pátria e a R. São Clemente;

? Praça Pimentel Duarte, em ambos os lados, junto ao Clube Guanabara;

? Av. das Nações Unidas, junto ao canteiro central, em ambos os lados, e/f a Praça Pimentel Duarte.

? Av. Epitácio Pessoa, pista junto às edificações, lado esquerdo do sentido de circulação, ao longo do bordo junto à alça de subida do Viaduto Augusto Frederico Schmidt, lado oposto ao trecho compreendido entre às edificações de números 2.142 e 2.256;

? Rua Teixeira de Melo, em ambos os lados, no trecho entre a Av. Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá, inclusive nas baias;

? Rua Jangadeiros, no trecho entre a Rua Visconde de Pirajá e a Rua Prudente de Morais, inclusive na baia junto à Praça General Osório;

? Rua Barão da Torre, ambos os lados, entre a Rua Teixeira de Melo e a Rua Vinícius de Moraes;

? Rua Joana Angélica, ambos os lados, entre Rua Prudente de Moraes e Av. Epitácio Pessoa;

? Rua Farme de Amoedo, entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais, ambos os lados;

? Av. Vieira Souto, em ambos os lados, em ambos os sentidos, inclusive nas baias do

canteiro central (exceto para ônibus linhas regulares, das 22h do dia 31/12às 05h do dia 01/01).

Das 23h do dia 30/12 às 10h do dia 01/01

? Av. Atlântica: pista junto às edificações, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, inclusive nas baias de estacionamento;

? Av. Atlântica, pista junto à orla da praia, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme).

Proibição de Estacionamento nos arredores da Estação Metrô Arcoverde

Das 7h do dia 31/12 às 06h do dia 01/01

? Rua Marechal Mascarenhas de Morais, lado direito do tráfego, entre as ruas Tonelero e Barata Ribeiro (Operação Metrô - saída do público).