Dinho aprova Primeiros Erros do Fla, mas recusa cantar: "Temo represálias"
Resumo da notícia
- Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, gostou da música Em Dezembro de 81, paródia flamenguista de Primeiros Erros
- A canção original é de Kiko Zambianchi, mas o Capital Inicial a popularizou no Acústico MTV (2000)
- Dinho foi convidado para cantar a versão flamenguista, mas recusou em respeito à torcida de seu time do coração, São Paulo
"Em dezembro de 81..." será um dos versos mais cantados pela torcida do Flamengo hoje, dia da final do Mundial de Clubes. A paródia de Primeiros Erros, música de Kiko Zambianchi, contagiou até a Fifa, que publicou em suas redes sociais os versos que exaltam o título sobre o Liverpool, no Japão, há 38 anos, e pedem "o mundo de novo" contra o mesmo adversário, no Qatar.
A força da música também impressionou Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial. Ele transformou Primeiros Erros, lançada originalmente em 1985, em hit atemporal no Acústico MTV (2000). "Ela não para de crescer, cara, é incrível. É uma das músicas mais populares do Brasil", afirma o cantor ao UOL.
Hoje, Dinho torcerá para o Flamengo repetir o feito de seu time de coração, São Paulo, que em 2005 bateu o mesmo Liverpool e sagrou-se tricampeão mundial. Ele se diz satisfeito ao ver a música que popularizou há quase 20 anos seja fonte de inspiração para a torcida mais numerosa do Brasil, segundo pesquisa Datafolha.
"Não sou o autor, mas talvez tenha dado maior visibilidade à canção. Eu fico envaidecido e grato de ter uma publicidade gratuita e tão popular. Quando a música se une ao futebol, transcende de uma forma singular, única. Lembro na época da gravação de Primeiros Erros, o Ronaldo e outros jogadores de futebol daquela geração pediam para cantarmos na casa deles", conta.
"Primeiros Erros é um hino"

"Onde quer que a gente toque, dentro ou fora do Brasil, gente pobre e rica, do Nordeste ao Sul, é sempre uma catarse. Acho que é por isso que os caras escolheram essa música. O Kiko acertou uma melodia inacreditável, que parece quase um hino, justamente adequado a um estádio de futebol, tanto que os flamenguistas tiraram a letra e continua parecendo", analisa.
Dinho não canta
Composta por Eric Barceleiros, integrante da torcida organizada Nação 12, Dezembro de 81 nasceu há oito anos, muito antes de os flamenguistas sonharem em ver o time "botar os ingleses na roda" outra vez, como diz a paródia. O título da Libertadores impulsionou a música, que chegou a ser cantada por Kiko Zambianchi e Ivo Meirelles no Fantástico.
Na verdade, só o flamenguista Ivo cantou a paródia, enquanto Kiko introduziu com o refrão de Primeiros Erros e ficou no violão, em respeito ao time do coração, Santos. Dinho Ouro Preto decidiu tomar a mesma atitude do amigo e recusou cantar a versão flamenguista de seu hit.
"Não sei se foi alguém da torcida ou da diretora do Flamengo, mas pediram para eu cantar esse hino. Falei: 'Meu, não posso. Na boa, adoraria, mas vou queimar meu filme e não vou poder mais entrar no Morumbi'. Haveria hostilidade dos são-paulinos, eu iria receber mensagens iradas. Vou ao estádio, posto coisas de futebol e ficam putos da vida comigo, inclusive a diretoria do São Paulo! O Raí [diretor-executivo de futebol do São Paulo] iria ligar pra mim: 'Meu, que porra é essa?'", diz, rindo de nervoso.
Durante a entrevista, Dinho se interessou em criar uma paródia para o Tricolor paulista sair da fila de sete anos sem títulos: "Para o São Paulo, eu faria, mas acho que não devem mais querer, né? Porque virou do Flamengo. Tem que ser com outra música, talvez À Sua Maneira. Seria legal. Bem pensado, vou matutar essa ideia".
54 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
que nem torcedores de um certo inquilino sem mundial que não conseguem ouvir o lalaia de certa música de Caymmi e já se sentem provocados e humilhados. Mas a real é que esse é mais um capítulo de "fazendo o certo pelo motivo errado": não faz sentido quem não é flamengo cantar essa versão pq simplesmente não fala de seu time. Agora medo de cartola? de torcida? O triste é quando o absurdo é descrito com naturalidade como nesse trecho da matéria
A música pode não ser do Dinho, mas como ele só canta música boa escolheu cantar essa belissima cancao do Kiko Zambianchi. Tem um clipe com o Dinho cantando Rolam as Pedras , também do Kiko. O Dinho fez e faz músicas maravilhosas, e também grava outras que considera muito boas. Tem muito bom gosto. Por isso o Capital Inicial é a melhor banda pop rock o Brasil.