Topo

Martin Scorsese: "Talvez O Irlandês seja o meu último filme"

Zou Zheng/Xinhua
Imagem: Zou Zheng/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

20/12/2019 09h35

Resumo da notícia

  • Martin Scorsese disse que pode se aposentar após O Irlandês
  • "Eu não sei mais quantos filmes eu posso fazer -- talvez esse seja o fim", comentou
  • Cineasta vencedor do Oscar tem 77 anos de idade

Martin Scorsese levantou a possibilidade da aposentadoria em entrevista ao The Guardian. O cineasta de 77 anos disse que O Irlandês, lançado recentemente pela Netflix, pode ser seu último filme.

"Eu não sei mais quantos filmes eu posso fazer — talvez esse seja o fim. Talvez seja o último. Então, a minha ideia durante a produção foi simplesmente finalizar o filme e saber se ele poderia passar, mesmo que fosse por um único dia, nos cinemas", comentou.

Scorsese voltou às suas críticas aos filmes de super-heróis durante a conversa. "Estamos em uma situação em que os grandes cinemas têm 12 telas, e 11 delas estão passando os últimos filmes de heróis. Se você gosta deles, ótimo, mas você precisa de 11 telas?", disse.

O cineasta ainda evitou a acusação de "elitismo intelectual" ao dizer: "Um filme ser comercial não significa que ele não pode ser arte. O que têm invadido os cinemas hoje em dia são produtos. Produtos são feitos para serem consumidos e jogados fora. Em contraste, olhe para Cantando na Chuva. É um filme comercial, mas você pode ver muitas vezes sem se cansar".

Scorsese admitiu que fazer O Irlandês para a Netflix, sabendo que a plataforma deixaria o filme nos cinemas por apenas uma semana, foi um sacrifício.

"Eu sabia quais eram as condições quando fiz o filme para eles. Eu sabia que O Irlandês seria visto principalmente no streaming, e não nos cinemas. Mas, naquele ponto, nós só precisávamos do financiamento, e da liberdade criativa", explicou.

"Minha única preocupação era que os atores estariam bem com essa condição, e que a Academia aceitaria o filme. Não por mim. Eu sei que estou no fim da minha estrada, que foi bem longa. Eu só queria que O Irlandês fosse abraçado, junto com esta nova maneira de assistir filmes", completou.