Mural apagado: grafiteira Panmela Castro acusa polícia de Miami de censura
Do UOL em São Paulo
04/12/2019 08h53
A grafiteira Panmela Castro, também conhecida como Anarkia Boladona, acusou a polícia de Miami, nos Estados Unidos, de censurar um de seus trabalhos.
Panmela, tida como a rainha do graffiti brasileiro, está na cidade americana para participar da Art Basel Miami Beach, tradicional e importante evento de artes no país e com forte presença de artistas brasileiros.
Ela contou que foi convidada para pintar um novo mural em Wynwood, bairro famoso por reunir vários murais de grafite, mas teve o grafite removido.
"Com o apoio das pessoas envolvidas, decidi por colocar na parede uma pintura do projeto #RetratosRelatos onde mulheres me enviam seus relatos de vida junto à uma foto e eu as retrato. Decidi então pintar o relato de uma de minhas alunas da Rede NAMI", contou ela no seu perfil do Instagram.
Panmlea se baseou em uma foto publicada no jornal O Globo onde uma mulher que havia filmado abusos da polícia na Rocinha, no Rio de Janeiro, é detida por policiais. O registro de 2018 foi feito pelo fotógrafo Gabriel Paiva.
"Ontem eu iniciei a pintura usando como referência a foto do jornal, e junto a isso, me apropriei de uma frase que dizia 'Mulher Que Filmou Abuso de Policiais é Agredida e Presa' e escrevi na parede", relatou ela.
Na parte da noite, ela foi avisada que o grafite seria removido. "Recebi uma mensagem avisando que o dono da parede recebeu reclamações da polícia que protege o local e que não queria arrumar problema com eles, sendo assim, eu deveria apagar a frase. Hoje o mural foi pintado de preto", disse a grafiteira.
Nem a polícia nem os organizadores da Art Basel comentaram o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.