Topo

Música


Shawn Mendes faz protesto pelo clima e empolga plateia "sentada" em SP

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

29/11/2019 22h53

Shawn Mendes fez hoje seu primeiro show em estádio no Brasil. O cantor se apresentou no Allianz Parque, em São Paulo. É a primeira vez que a capital paulista recebe um show de turnê do cantor de 21 anos que no ano passado tocou no VillaMix Goiânia.

O show com cadeiras na pista diminuiu um pouco o tamanho do público, mas nem um pouco a empolgação. O maior público de Shawn Mendes no Brasil foi no Rio, já que em 2017 ele estreou por aqui direto no Rock in Rio. O fato de encher um estádio com um show solo em dois dias consecutivos, porém, mostra a força que o artista ganhou nos últimos anos. Ele volta a tocar amanhã no Allianz Parque.

"Eu tenho gratidão por vocês, muito muito obrigado. Eu te amo", disse Shawn Mendes em português para seu público majoritariamente jovem e feminino. A breve interação, claro, encantou os fãs, especialmente com o sotaque de Portugal, herdado de suas raízes paternas. Em resposta, muitos gritos de "Shawn eu te amo" respondidos à altura com "eu te amo" também no nosso idioma.

As cadeiras montadas na pista - formato bastante incomum em shows internacionais na arena do Palmeiras - mantiveram as pessoas organizadas em grupos, mas difícil mesmo é ficar imóvel enquanto Shawn corre pra lá e pra cá. Com interações que incluem correr do palco principal para um secundário, era possível observar das cadeiras superiores a massa se movimentando em direção ao popstar.

Protesto e hits

Difícil mesmo ficar sentado o tempo todo. O próprio Shawn Mendes estimula os fãs a pularem em alguns momentos, como em Stitches, uma de suas músicas mais famosas.

Durante Youth, um protesto chamando a atenção para as mudanças climáticas fez o cantor ser ovacionado pelo estádio todo de pé. "Nossa juventude não será tirada de nós", pediu Shawn, repetindo a mensagem de sua música antes de exibir o violão que tocava com adesivos formando a mensagem "climate action now".

Romântico

Os momentos românticos não se resumiram aos gritos de "eu te amo", repetidos a cada intervalo entre uma música e outra. Além das baladinhas como Ruin e Never Be Alone, o cantor estimulou os namorados presentes a darem "um próximo passo" antes de começar a tocar e cantar Fallin' All In You. Aconteceu durante o show em Toronto, no Canadá, sua terra natal, quando um dos integrantes da equipe pediu a noiva em casamento. Em São Paulo o público se contentou em morrer de amores pelo intérprete.

Um palco secundário com uma enorme rosa, símbolo que se mistura ao rosto do cantor na capa de seu último álbum, lançado no ano passado, também serve como local para uma interação mais próxima com o público no enorme gramado. Nessa parte do show, feita em voz e violão, Shawn recorda sucessos de seu primeiro disco e faz um cover de Whitney Houston. Um pequeno imprevisto nesse momento: ao correr para o palco, Shawn tropeçou e caiu no corredor, mas rapidamente retomou o fôlego e seguiu. Imperceptível para quem não estava bem perto.

Público lota o Allianz Parque, em São Paulo, para acompanhar o show do Shawn Mendes - Mariana Pekin/UOL
Público lota o Allianz Parque, em São Paulo, para acompanhar o show do Shawn Mendes
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Cadê Señorita?

Se há uma falha no show impecável de Shawn Mendes é a pouca atenção dada a Señorita. A música, seu hit mais recente, que ganhou indicação ao Grammy 2020 e revelou seu namoro com a cantora Camila Cabello, não ganhou o destaque merecido.

Tocada no piano ainda no início do show e em uma versão menos sexy e mais rock n'roll, ela foi emendada com I Know What You Did Last Summer, a primeira parceria dele com Camila, de 2015, e Mutual.

O ápice ficou por conta de In My Blood, maior sucesso de seu disco mais recente, que encerrou o show com chuva de papel picado e mais uma corrida de Shawn no meio da galera. Esse é o primeiro de uma série de três shows que Shawn Mendes fará no Brasil. Amanhã ele toca mais uma vez no Allianz Parque, em São Paulo, e na terça (3) se apresenta na Jeunesse Arena, no Rio.

Setlist

Lost in Japan

There's Nothing Holdin' Me Back

Nervous

Stitches

Señorita/ I Know What You Did Last Summer/ Mutual

Bad Reputation

Never Be Alone

I Wanna Dance With Somebody (cover Whitney Houston)

Because I Had You / A Little Too Much / Patience / When You're Ready

Life of the Party

Like to Be You Ruin

Treat You Better

Particular Taste

Where Were You in the Morning?

Fallin' All in You

Youth

If I Can't Have You

Why

Mercy

Fix You

In My Blood

Música