Por que Homem de Ferro nunca ganhou um quarto filme? Roteiristas explicam
Com dez participações, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) é o segundo personagem que mais apareceu em filmes do Universo Cinematográfico Marvel, atrás apenas de Nick Fury (Samuel L. Jackson), que tem 11. A popularidade de Tony Stark é tamanha, que muitos fãs se perguntam por que nunca houve um quarto filmes solo.
Em uma entrevista recente concedida à revista americana Vanity Fair, os roteiristas da Marvel Christopher Markus e Stephen McFeely, que escreveram o surpreendente desfecho do personagem em Vingadores: Ultimato (2019), deram a pista.
Depois dos bem-sucedidos Homem de Ferro (2008), Homem de Ferro 2 (2010) e Homem de Ferro 3 (2013), que juntos arrecadaram mais de R$ 2,4 bilhões e mudaram o curso dos filmes de super-heróis, um eventual quarto capítulo dificilmente faria sentido.
"Você gostando ou não dos 24 filmes lançados pela Marvel, o capital que eles construíram permitiu fazerem coisas como um filme estrelado por um guaxinim e uma árvore, certo [Guardiões da Galáxia]? Já existiria um Homem de Ferro 4 se fosse qualquer outro estúdio ", contextualizou McFeely.
"Mas eles decidiram que não. Decidiram que iriam arriscar em todas as outras coisas. Marcar território e dizer: 'vamos terminar algo e tirar os personagens de cena' é um tanto ousado, apesar de ser egoísta também. Mas foi ótimo para nós", concluiu.
Segundo Markus, a história do magnata que constrói uma armadura indestrutível para combater o mal, um dos personagens mais populares da editora, precisava ter um fim sob pena de perder o sentido.
"O fim é o que cimenta a coisa, que a costura e a faz crescer. E, sim, isso inclui tirar as pessoas da história e terminar seus arcos. Se Tony conseguisse voltar da morte, e Iron Man 4 estiver esperando por ele, nós teremos mais filmes."
Além de estrelar a própria trilogia, Homem de Ferro apareceu em O Incrível Hulk, Os Vingadores, Vingadores: Era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
Ele e Nick Fury (Samuel L. Jackson) ficaram empatados em dez aparições até o lançamento de Homem-Aranha: Longe de Casa (2019), que colocou o superespião à frente com 11 participações no Universo Compartilhado, que estreou em 2008. O personagem, no entanto, ainda não ganhou filme solo no UCM.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.