Topo

Música


"Minha religião é a luz na escuridão", celebra Gilberto Gil

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

16/11/2019 12h35

Hoje, dia 16 de novembro, é celebrado o Dia Internacional da Tolerância. Gilberto Gil fez uma publicação no Facebook para comemorar a data e usou um texto que faz referência a sua música Minha Ideologia, Minha Religião.

"Num pequeno fragmento de letra e música em um dos meus velhos discos, minhas filhas Nara, Preta Maria e Maria cantam: 'minha ideologia é o nascer de cada dia e minha religião é a luz na escuridão'. Hoje, já mais velho e mais afeito aos embates sangrentos em que se engalfinham as mais variadas facções políticas e religiosas mundo afora, sinto-me cada vez mais afiliado a esse sentimento. Como ensinava Carvaka, mestre da antiga escola materialista da filosofia indiana, tudo parece condensar-se na dimensão palpável da matéria, e nada deveria ir além do objetivo hedonista: 'boa digestão e nenhuma consciência'", compartilhou o cantor.

Neste dia, a ideia é pregar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações. Foi exatamente isso que Gilberto Gil quis promover com seu pequeno texto, que foi muito elogiado pelos fãs.

O cantor ainda deu um pequeno destaque ao problemas políticos, que não tem sido muito tolerantes nos últimos meses na América Latina.

Música