Topo

Geek


Scorsese diz que não odeia os filmes da Marvel, apenas não são para ele

O diretor Martin Scorsese - Zou Zheng/Xinhua
O diretor Martin Scorsese Imagem: Zou Zheng/Xinhua

Do UOL, em São Paulo*

04/11/2019 22h53Atualizada em 05/11/2019 21h29

Após declarações polêmicas em que criticou os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), o diretor Martin Scorsese escreveu um artigo de opinião hoje no NYT esclarecendo que ele não odeia os filmes de heróis, mas que apenas este estilo não é para ele.

"Muitos filmes de franquias são feitos por pessoas com considerável talento e arte. Você pode ver isso na tela. O fato de os filmes [de heróis] em si não me interessarem é uma questão de gosto e temperamento pessoal", escreve o cineasta.

"Eu sei que se eu fosse mais jovem, se tivesse envelhecido mais tarde, poderia ter ficado empolgado com esses filmes e talvez até quisesse fazer um. Mas eu cresci e desenvolvi um senso de filmes — do que eles eram e do que poderiam ser — que estavam tão distantes do universo Marvel quanto nós, na Terra, até Alfa Centauri".

Scorsese lembra que, quando novo, assistiu a filmes de Alfred Hitchcock, e analisa que estes poderiam ser os filmes de franquia da sua época.

"Sessenta ou setenta anos depois, ainda estamos assistindo esses projetos e nos maravilhando com eles. Mas são as emoções pelas quais continuamos voltando? Acho que não", escreveu o diretor, que descreve o cinema de hoje como "pesquisado no mercado, testado pelo público, avaliado, modificado, revertido e remodelado até que esteja pronto para o consumo".

"Outra maneira de dizer seria que eles [filmes da Marvel] são tudo o que os filmes de Paul Thomas Anderson ou Claire Denis ou Spike Lee ou Ari Aster ou Kathryn Bigelow ou Wes Anderson não são", salienta.

"Quando assisto a um filme de qualquer um desses cineastas, sei que vou ver algo absolutamente novo e ser levado a áreas de experiência inesperadas e talvez até inomináveis. Meu senso do que é possível ao contar histórias com imagens e sons em movimento será expandido", finaliza.

O Irlandês, o próximo filme de Scorsese que conta com Al Pacino, Robert De Niro e Joe Pesci no elenco, vai estrear na Netflix em 27 de novembro.

CEO da Disney responde

"Não acho que ele já tenha visto um filme da Marvel", disse Bob Iger, CEO da Disney, a proprietária da Marvel, em uma entrevista emitida pela BBC nesta terça.

"Qualquer um que tenha visto um filme da Marvel não poderia fazer com honestidade essas declarações", acrescentou.

Nove dos 25 filmes de maior bilheteria da história do cinema são do estúdio da Marvel, incluindo "Vingadores: Ultimato", que bateu o recorde do gênero no fim de julho.

*Com informações da AFP

Geek