Topo

Jane Fonda é presa pela 3ª semana seguida ao protestar contra a mudança climática

Jane Fonda - Frederick M. Brown/Getty Images
Jane Fonda Imagem: Frederick M. Brown/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/10/2019 14h04

Pela terceira semana seguida, a atriz Jane Fonda foi presa pela polícia ao protestar com um grupo contra as mudanças climáticas na frente do Capitólio dos Estados Unidos.

Quem também acabou detido junto com ela foi Ted Danson, de "The Good Place". Um vídeo que circula na internet mostra o ator sendo algemado e levado pelas autoridades.

Os atores estavam protestando ao lado do grupo Oil Change International, exigindo mudanças nas políticas norte-americanas de preservação do meio ambiente. Fonda prometeu comparecer todas as sextas-feiras ao Capitólio até que atitudes sejam tomadas pelo governo.

Fonda na cadeia

A atriz nova-iorquina, que já venceu dois Oscar, tem um histórico de ativismo. Em novembro de 1970, ela foi presa em um aeroporto de Cleveland, nos EUA, enquanto voltava de protestos anti-Guerra do Vietnã.

A acusação contra Fonda na época foi de tráfico de drogas, mas testes nas pílulas encontradas em sua mala comprovaram que elas eram apenas vitaminas.

Na época, Fonda disse que os policiais que a prenderam disseram estar agindo "sob ordens da Casa Branca de Richard Nixon".

A foto de Fonda na cadeia, com o punho erguido, se tornou uma das imagens mais conhecidas e reproduzidas de sua vida pública.