Topo

Empresa fundada por Stan Lee, e que leva seu nome, está processando a filha dele

Stan Lee - Vince Bucci/Getty Images
Stan Lee Imagem: Vince Bucci/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/10/2019 17h30

A empresa fundada por Stan Lee está processando a filha do principal nome da Marvel por controle sobre seu nome e projetos.

A Stan Lee Entertainment (SLE) alega que Joan Celia Lee está tentando lucrar com o nome de seu pai e que ela não tendo direito legal para isso — apesar de ser a única herdeira do quadrinista.

Segundo documentos analisados pelo TMZ, a empresa fundada em 1998 — que funciona como edição e entretenimento de animação — assinou os direitos para nome, ideias, personagens, histórias e logos de Stan Lee.

Basicamente, tudo o que o quadrinista pensou e criou é da companhia.

Porém, a Stan Lee Entertainment afirma que Joan falhou em proteger os direitos das propriedades intelectuais de Lee. Inclusive, a SLE acusa a POW! Entertainment de tentar roubar projetos.

No processo, a empresa diz como que, como curadora da família, Joan tem o "dever de reivindicar os direitos" do SLE contra a POW!.

A SLE quer que a Justiça force Joan a defender a companhia contra os "vilões" que tentam roubar as ideias de Stan Lee. Por fim, a empresa quer uma declaração provando que ela é a verdadeira responsável pelas criações do quadrinista.