Topo

Quem é Travis Scott, sensação do rap que se apresentará no Lollapalooza 2020

Travis Scott se apresenta no Wireless Festival 2019, em Londres - Lorne Thomson/Redferns/Getty Images
Travis Scott se apresenta no Wireless Festival 2019, em Londres Imagem: Lorne Thomson/Redferns/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/10/2019 16h03

Depois de Kendrick Lamar e Drake, um novo nome quente do hip hop irá desembarcar em breve no Brasil, para um show que promete ser grandioso e histórico: Travis Scott. Ao lado de Guns N´ Roses e Strokes, o rapper é uma das atrações principais do Lollapalooza 2020, que mais uma vez se rende a um astro de primeira grandeza do rap, assim como fizeram as últimas edições do Rock in Rio e do próprio Lolla,

Quem é ele? Rei dos "feats"

Nascido em Houston, no Texas, Jacques Berman Webster II, ou Travis Scott (ex-Travi$ Scott), tem 28 anos e três álbuns lançados entre 2015 e 2018. Todos multicolaborativos. Os nomes atuais mais relevantes do pop negro masculino estão nesses trabalhos: Kanye West, The Weeknd, 21 Savage, Kendrick Lamar, Nav, entre muitos outros. Travis também é produtor —é dele o hit Bitch Better Have My Money, de Rihanna— e lançou em 2017 o álbum Huncho Jack, Jack Huncho ao lado do rapper Quavo.

Travis Scott e Drake - Johnny Nunez/Getty Images - Johnny Nunez/Getty Images
Travis Scott e Drake
Imagem: Johnny Nunez/Getty Images

Estilo

Seu estilo é uma mistura de rap tradicional, à base de flows, com instrumental de trap music e melodias com som de autotune. As letras são ora festivas, ora reflexivas —mas não muito. Essa é uma sonoridade que despontou fortemente nos últimos 7 anos nos EUA e no mundo, na mão de DJs rappers e produtores de música eletrônica como DJ Paul, Shawty Redd, 808 Mafia e Lex Luger. Travis divide a cena com Chief Keef, Waka Flocka Flame, Gucci Mane, Rick Ross e Future, entre outros.

Travis Scott - Alex Trautwig/MLB Photos/Getty Images - Alex Trautwig/MLB Photos/Getty Images
Imagem: Alex Trautwig/MLB Photos/Getty Images

Direto ao topo

Depois de lançar as primeiras mixtapes no início da década, Travis Scott estreou com o álbum Rodeo (2015), que teve um ótimo desempenho para um disco de estreia, chegando ao primeiro lugar na parada de rap americana e ao terceiro na lista geral. Seus álbuns seguintes, Birds in the Trap Sing McKnight (2016) e Astroworld (2018), foram ainda melhor e chegaram ao topo nos EUA e em vários países do mundo, alcançando Scott ao status de astro internacional e uma das grandes revelações pop dos últimos anos.

Travis Scott - Theo Wargo/Getty Images - Theo Wargo/Getty Images
Travis Scott
Imagem: Theo Wargo/Getty Images

O grande sucesso

Várias músicas dele bombaram nos últimos anos, como Antidote, Goosebumps (parceria com Lamar), Butterfly Effect e The London, mas seu maior êxito é Sicko Mode (2018), com o combo Drake, Swae Lee e Big Hawk. A faixa traz samplers de Gimme the Loot, famosa com The Notorious B.I.G., e trecho de I Wanna Rock, de Luke. Foi a primeira —e até agora única— música de Scott a chegar ao topo no concorrido mercado norte-americano.

Está com documentário na Netflix

Quem assina Netflix já deve ter encontrado nos menus da plataforma o ótimo documentário Travis Scott: Look Mom I Can Fly, lançado no último dia 28 de agosto. Com depoimentos e imagens de shows e bastidores, o filme acompanha a meteórica escalada do rapper até a fama global, de 2014, antes do primeiro álbum, até o lançamento de Astroworld, considerado pela crítica seu melhor trabalho até o momento.

Ex-clã Kardashian

Travis teve um relacionamento de dois anos com a apresentadora e influencer Kylie Jenner, filha da ex-atleta olímpica transsexual Caitlyn Jenner e meia-irmão da socialite Kim Kardashian. O casal, que se separou recentemente, tem uma filha. Em 2017, o rapper foi preso após uma apresentação em Rogers, no Arkansas, por supostamente incitar um tumulto na plateia, e solto em seguida, sem precisar pagar fiança. Mais polêmica: este ano, ele ainda foi acusado pelo grupo Three 6 Magia de plagiar a música Tear Da Club Up em No Bystander, em uma ação de US$ 20 milhões O caso foi resolvido com acordo fora dos tribunais.

Kylie Jenner, Stormi e Travis Scott vão a evento na Califórnia - Tommaso Boddi/Getty Images - Tommaso Boddi/Getty Images
Kylie Jenner, Stormi e Travis Scott vão a evento na Califórnia
Imagem: Tommaso Boddi/Getty Images