Topo

Marvel é acusada de copiar música tema de X-Men de série de TV húngara

O desenho dos X-Men, lançado em 1992 - Reprodução
O desenho dos X-Men, lançado em 1992 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/10/2019 11h44

A Marvel e todas as empresas envolvidas na produção e distribuição da série animada dos X-Men, exibida entre 1992 e 1997, estão sendo processadas pelo húngaro Zoltan Krisko, que administra o legado do compositor de trilhas sonoras Gyorgy Vukan.

Segundo o TMZ, Krisko acusou a produtora de plagiar uma composição de Vukan para a série de TV policial Linda, que foi sucesso na Hungria entre 1984 e 1991. Elementos da canção de abertura de Linda, de acordo com ele, podem ser ouvidos na música tema do desenho dos X-Men.

Krisko alega que o compositor Ron Wusserman, que criou o tema de abertura de X-Men, chegou a se reunir com produtores de TV húngaros na época em que Linda era mais popular no país.

Krisko agora quer que a Marvel e seus parceiros de produção, como a Disney, a FOX, a Apple e a Amazon, paguem parte dos direitos autorais para a família do compositor original.

O acusador ainda justificou a demora para entrar com o processo, dizendo que a série animada dos mutantes não foi amplamente exibida na Hungria. Confira as duas músicas: