Topo

Lil Nas X e Cardi B são processados por suposto plágio na música Rodeo

Do UOL, em São Paulo

07/10/2019 11h14

Uma das faixas do EP 7, do rapper Lil Nas X, é alvo de um processo de plágio que circula pelos tribunais de Atlanta (EUA). Segundo dois produtores, a canção Rodeo, que Lil Nas X gravou em parceria com Cardi B, é muito similar a uma gravação que fizeram em 2017.

Intitulada gwenXdonlee4-142, a gravação nunca foi lançada oficialmente, mas a dupla de produtores Don Lee e Glen Keith DeMeritt registrou os direitos autorais e até "emprestou" os elementos dela para a canção Broad Day, dos artistas PuertoReefa e Sakrite Duexe.

Os dois músicos argumentam que Rodeo é "substancialmente similar" à sua criação, e que Lil Nas X e seus colaboradores "não buscaram ou receberam nenhum tipo de permissão para interpolar, samplear, usar ou copiar o trabalho".

O processo se baseia principalmente na melodia de alguns versos, e na progressão de acordes da canção. A sequência Mi-Fa-Sol-Fa-Mi de Rodeo é idêntica a de gwenXdonlee4-142.

Além de Lil Nas X e Cardi B, o processo inclui o time de produtores Take a Daytrip, e a gravadora Sony Music Entertainment.