Topo

Como o Nickelback, a banda mais odiada do mundo, ainda arrasta multidões

Nelson Antoine/UOL
Imagem: Nelson Antoine/UOL

Marco Bezzi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/10/2019 00h57

Existe uma piada que corre a internet que quando você gira o disco do Nickelback ao contrário ouve uma mensagem demoníaca. Mas pior ainda é rodar o disco no sentido certo, pois aí você escutará... o Nickelback.

Os canadenses que sofreram bullying até de Mark Zuckerberg, o todo-poderoso do Facebook, num vídeo sobre inteligência artificial é, de forma impressionante, a 11ª banda de rock que mais vendeu discos nos Estados Unidos, somando mundialmente 50 milhões de discos vendidos. Uma prova de que quem acha que o americano é superior em tudo, deve rever seus conceitos.

Mas por que o Nickelback é tão odiado pela imprensa e pelo meio musical? O show desta quinta-feira (3) em São Paulo, com uma plateia que lotou parcialmente o Ginásio do Ibirapuera pode responder essa pergunta. Na pista, um público genérico, assim como a banda, que nunca se decidiu pelo heavy metal, pop ou pós-grunge. Pra ser mais exato, o Nickelback carrega uma postura heavy metal com visual de sertanejo universitário e música feita para emplacar em comédia romântica. E no mundo da música, você não pode ser heavy metal de noite e agradar fãs da Avril Lavigne durante o dia. Já imaginou o Slayer fazendo músicas no estilo Bruno Mars?

A plateia era composta por muitas mulheres e até crianças, que gritavam e choravam a cada música apresentada por Chad Kroeger. O vocalista tenta emular o cantor do Metallica, James Hetfield, tanto na postura, como nas roupas e na guitarra Explorer, o que digamos, nos faz pensar na definição "topzera metal" pra banda. Já boa parte dos fãs são os mesmos que consideram Foo Fighters "rock pauleira" e que no dia seguinte chegarão ao escritório com cara de cansados querendo mostrar que estava num show de rock.

Diversão genérica

Tecnicamente a banda não erra. O repertório é uma montanha-russa entre baladas e músicas pesadas. Um exemplo é quando tocaram a romântica Hero, uma encomenda da Marvel para um dos inúmeros filmes sobre o Homem-Aranha, e depois passaram para o peso de Figured You Out. E o que é Photograph, outro grande sucesso do grupo, se não uma música sertaneja com roupagem mais pop.

Na delicada Lullaby, as fãs que se espremiam na grade levaram cartazes com a frase: "We love you guys" (nós amamos vocês). Em Rockstar, Chad chamou para o palco duas irmãs gêmeas, que cantaram juntas a canção. Se o jogo já estava ganho, com este arremate, o público foi ao delírio. A banda, com mais de 20 anos de estrada, se divertiu. O público, que é o espelho das escolhas da banda, também. A última música foi a pesada Burn It To the Ground, onde Chad pediu para toda a plateia fazer o sinal de chifres de heavy metal.

Foi nessa hora que Nickelback respondeu àquela pergunta do início do texto. A banda parece ser feita pra quem acha Metallica muito pesado e Bon Jovi muito baladeiro. É difícil respeitar quem faz um som assim. Mesmo que eles tenham uma legião de fãs os apoiando e que certamente estarão também no show que a banda fará no Rock in Rio no domingo (6).

104 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Juliana Charleaux

Texto muito precário, desculpe mais preconceito é pouco. Autor precisa estudar um pouco mais sobre as bandas para conseguir refletir algo de conteúdo para colocar na UOL um site tão respeitoso.

Mirian Karla Carneiro Guimarães

Texto mais preconceituoso impossível, assim como esse mesmo pseudo-autor fez sobre o show do Iron.

publicidade