Topo

Por que Drake é o artista mais relevante do Rock in Rio 2019

Drake Imagem: Karwai Tang/WireImage

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 04h00

Imagine que você entrou em uma máquina de criogenia, permaneceu congelado durante os últimos quatros anos e agora, desperto, quer se atualizar com o que de mais relevante aconteceu na música pop. Novas modas, tecnologias e artistas vieram, mas boa parte do que você precisa saber pode ser resumida em apenas cinco letras: Drake.

Máquina de quebrar recordes, gerar streamings e amealhar memes, o rapper canadense de 32 anos é considerado o grande nome da música pop contemporânea. E ele está no Brasil para um show único, como atração principal da abertura do Rock in Rio, nesta sexta-feira (27), dia em que a cultura hip-hop aparecerá com mais força na programação do festival.

Além do bom timing no agendamento, o show também será histórico por ser o primeiro de Drake em terras brasileiras, onde sua dobradinha pop+rap vem se tornando cada vez mais popular.

Rei do streaming

Drake foi o músico mais escutado no Spotify em 2018, repetindo os feitos de 2015 e 2016. No ano passado, ele também teve o álbum mais reproduzido (Scorpion) e a faixa mais tocada (God's Plan). Scorpion foi ainda o disco mais ouvido na história da plataforma em suas primeiras 24 horas, rendeu 1 bilhão de reproduções em apenas uma semana e colocou sete músicas simultâneas entre as dez primeiras da parada americana, superando ninguém menos que os Beatles.

Imagem: Kevin Winter/Getty Images for dcp

Rei da internet

Muito popular entre os jovens, Drake nada de braçada no mar viral da internet. O meme "Não quero/Curto", retirado do clipe de Hotline Bling, é o correspondente mundial do "Feliz/Triste" do brasileiro Chico Buarque. A dança/desafio de In My Feelings é um dos maiores sucessos virais dos últimos anos, mesmo com seus movimentos incomuns. Na era da informação ligeira (e da zoeira), Drake sabe como poucos capitalizar em cima de sua imagem.

Imagem: Reprodução

Rei das tribos

Umas das razões do sucesso massivo de Drake no mundo é a forma como é capaz de se comunicar com fãs jovens, os "millenials", de diferentes perfis. De hipsters a rappers, de descolados a playboys. E seu estilo musical também passa por essa abrangência. Com parcerias pop diversas, de Rihanna a Michael Jackson, de Jamie Foxx a Mary J. Blige, Drake passa por vários territórios, unindo as culturas do rap e R&B ao colocar melodia em rimas.

Rihanna posa com Drake no VMA 2016 Imagem: Getty Images

Rei dos hits

Não há fenômeno pop sem uma vasta coleção de sucessos, e Drake é mestre na arte de emplacar músicas pelo mundo. Nos Estados Unidos, maior mercado global, todos os cinco discos lançados por ele chegaram ao primeiro lugar. Drake também é o segundo artista que mais colocou músicas entre as cem mais ouvidas no país, o que estreou em primeiro lugar mais vezes e o que mais colocou faixas no top 40. Que músicas são essas? Hotline Bling, One Dance, God's Plan, Nice for What, In My Feelings, entre várias outras.

Imagem: Christopher Polk/Getty Images for iHeartMedia

Rei da "humildade"

Ele é bilionário, viaja em avião particular e, ainda assim, é considerado "gente como a gente" pelos seguidores. Por quê? Drake se distancia do estereótipo marrento do rap, que liga o gênero ao universo das ruas e/ou criminalidade, muito comum no gangsta rap. Apesar das extravagâncias, Drake consegue se vender como um homem comum, bem-humorado, fã de esportes, que "amacia" o hip-hop e se assume sentimental, fã de Michael Jackson e Marvin Gaye.

Drake assiste à partida de basquete do Toronto Raptors Imagem: AP

O Rock in Rio 2019 acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. São 14 horas de shows por dia, com nove palcos e espaços, além da programação nas arenas. Neste primeiro dia do festival, as atrações no Palco Mundo são Drake, Ellie Goulding, Bebe Rexha e Alok. No Palco Sunset, Seal, Mano Brown, Karol Conka e Lelê & Blaya agitam a galera.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que Drake é o artista mais relevante do Rock in Rio 2019 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade