Topo

Clint Eastwood entra na corrida pelo Oscar 2020 com novo filme, Richard Jewell

Clin Eastwood em cena de "A Mula", filme lançado em fevereiro - Divulgação
Clin Eastwood em cena de "A Mula", filme lançado em fevereiro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 15h25

A Warner Bros. está apostando no novo filme de Clint Eastwood para a temporada de premiações. Richard Jewell, novo drama do diretor inspirado em uma história real, ganhou data de estreia nos EUA em 13 de dezembro -- sem previsão para lançamento por aqui.

A data qualifica o longa para competição no Oscar 2020, entre outras premiações. Em Richard Jewell, Eastwood conta a história do personagem título (Paul Walter Hauser, de Eu, Tonya), que encontrou uma mochila cheia de explosivos enquanto trabalhava nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta (EUA).

Inicialmente aclamado como herói, Jewell logo de tornou o principal suspeito do caso. O FBI revistou sua casa duas vezes, e a mídia o pintou como um policial frustrado que poderia ter planejado tudo pela fama.

O elenco do longa de Eastwood tem pedigree para o Oscar, com dois ex-vencedores da estatueta: Sam Rockwell (por Três Anúncios Para um Crime) e Kathy Bates (por Louca Obsessão). Olivia Wilde (Dr. House) e Jon Hamm (Mad Men) também estão escalados.

O diretor, por sua vez, é um peso pesado da premiação hollywoodiana. Eastwood tem cinco Oscar em casa, dois por Os Imperdoáveis (melhor filme, melhor direção) e dois por Menina de Ouro (melhor filme, melhor direção), além de um honorário, vencido em 1995.