Filme sobre Holocausto revolta espectadores, que deixam a sessão em Toronto
O filme The Painted Bird mostrou que faz jus à fama do romance em que é baseado, de mesmo nome. A versão de Vaclav Marhoul para o texto de Jerzy Kosinski foi transmitida no Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, e fez cerca de 40 pessoas levantarem e deixarem a sessão.
De acordo com o The Hollywood Reporter, o filme causou reações fortes ontem à noite, ao contar, em preto e branco, uma história sobre o Holocausto, sendo introduzido como "um mergulho nos cantos mais escuros da alma humana" - de acordo com a responsável pela programação do festival, Dorota Lech. Cerca de 30 pessoas deixaram a sala antes da primeira hora, e mais cerca de uma dúzia saíram além delas.
No longa, conta-se a história de um garoto sem nome, interpretado pelo novato Petr Kotlar, durante a ocupação nazista no leste europeu, durante a Segunda Guerra Mundial. O roteiro é polêmico - assim como o romance - por trazer na visão de um garoto um retrato inflexível dos horrores da guerra infligidos por camponeses poloneses, e não alemães nazistas.
O filme já havia causado reação semelhante no Festival de Veneza, quando espectadores também deixaram sessão no meio da exibição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.