Topo

Geek


Robert Pattinson diz que ficou p... quando notícia de que será Batman vazou

O ator britânico Robert Pattinson - Julien Mignot/The New York Times
O ator britânico Robert Pattinson Imagem: Julien Mignot/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

03/09/2019 10h11

O ator Robert Pattinson falou pela primeira vez sobre sua escalação para ser Batman no novo filme do herói. E o britânico revelou que sua primeira reação quando a notícia foi a público foi ficar "P" da vida, afinal, um vazamento tornou público o que ainda ficaria mais algum tempo sob segredo, arriscando sua confirmação no longa.

"Quando aquela coisa vazou, eu fiquei puto. Todo mundo ficou chateado. Todo mundo da equipe estava em pânico. Eu achei que tínhamos estragado a coisa toda", disse Pattinson em entrevista à Variety.

Foi então que ele percebeu que estava ao lado de Christopher McQuarrie, diretor do último Missão: Impossível, enquanto checava o noticiário para saber se o vazamento o faria ser tirado do projeto. "Eu estaria fazendo o mesmo que você", disse McQuarrie a Pattinson.

Virando Batman

Depois da saga Crepúsculo, Pattinson foi para filmes de menor impacto. "Grandes filmes geralmente têm papéis menos interessantes. Pelo menos o que chegava a mim". Houve também um medo de se jogar em desafios ainda maiores e viver uma vida de celebridade típica, perseguido por paparazzi.

Divulgação
Imagem: Divulgação

"Eu acho que teria ficado nervoso demais de me jogar em algo assim imediatamente depois", diz ele, sobre o tempo que passou até ele achar uma boa ideia ser Batman. Antes disso, teve conversas informais com os produtores de Guardiões da Galáxia, da Marvel. "Eu não sei para onde isso teria ido. A ideia foi ter uma transição após Crepúsculo, eu nunca me vi indo naquela direção.

"Batman é, na verdade, um papel interessante. Acho que pelo fato de ele não ter superpoderes", explicou.

O britânico falou de sua relação com o Homem Morcego. "Quando eu era pequeno, o uniforme do Batman era o único que tinha", contou o britânico. Ele não contou em que situações usava o traje. "Se eu dissesse nesta entrevista, eu sofreria com muitas piadas. Mas, se eu tiver sucesso no papel, posso contar no final", brincou.

Sobre as críticas à escolha de seu nome, Pattinson diz que achou que seria pior. "Foi menos cáustico do que eu esperava. É mais legal quando você é um azarão. Não há expectativas em cima de você".

Perseguindo Batman - e vestindo o uniforme

Pattinson estava à caça deste papel há mais tempo do que se tem notícia. Ele soube que Matt Reeves estava trabalhando com um roteiro de uma versão mais jovem de Bruce Wayne e percebeu que podia ser sua chance. "Estava com Batman na mente há um tempo. É meio absurdo falar isso. Eu tinha essa ideia e fiquei incitando Matt. Ele não aceitava. E eu ficava falando para nos encontrarmos".

Com o roteiro finalizado, Reeves enfim aceitou o encontro, em Los Angeles. "Eu tive que imaginar o que ele tinha escrito, e nem sabia o que era. Cheguei com um caderno cheio de anotações". O vazamento da notícia para a imprensa, enquanto eles tentavam fazer tudo na surdina, deixou o britânico com medo, mas seu nome acabou sendo confirmado.

A primeira vez em que Pattinson se vestiu de Batman foi após The Lighthouse ser exibido no Festival de Cannes, quando voou para Los Angeles para uma fase final dos testes. "Acho que foi a coisa mais doida que fiz em termos de filmes. Eu coloquei (o uniforme). E me lembro de dizer para Matt, 'A sensação é bem transformadora'. Ele me disse: 'Eu esperava que fosse, você está com a roupa do Batman!'. É bem espantoso, incrivelmente difícil de vestir, então é bem humilhante. São cinco pessoas tentando te enfiar em um negócio. Mas, dentro dele foi: 'Sim, me sinto forte, me sinto durão, mesmo que alguém tenha de apertar minhas nádegas para isso'."

O ator admite: "Estou absolutamente aliviado que Matt me chamou". Outro cotado para o papel era Nicholas Hoult. O que o britânico não sabe é até quando o sonho vai durar. Questionado sobre sequências, afirmou: "Eu não sei nada. Eu tenho ideia de quatro cenas, e o resto vou fazer gradualmente."

The Batman está previsto para junho de 2021. Veja trechos da entrevista, em inglês:

Geek