Topo

Elza Soares diz que foge do momento político do Brasil: "É nojento"

Patricia Lino/Divulgação
Imagem: Patricia Lino/Divulgação

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

28/08/2019 15h00

Atração principal no Rock in Rio no palco Sunset no dia 29 de setembro ao lado de As Baianas e a Cozinha Mineira, Elza Soares está pronta para o festival. "Estou preparada para tudo, toda hora", disse a artista ao UOL na gravação da música para a Nave, atração que vai proporcionar uma nova experiência sensorial ao público.

Para a cantora, o festival de música pode ser um momento de os artistas darem um respiro diante do atual cenário cultural do país.

É respirar e vamos em frente. Acontece que tudo passa. Já passei por momentos bem piores na vida, o Brasil já passou momentos terríveis, isso vai passar. Não pode ficar é em casa pensando no que vai acontecer, está acontecendo. Quanto mais você se encolhe, pior. Vamos pra frente.

O evento também pode ser um momento de reflexão pelo público para Elza.

"No festival você pode levantar bandeiras de todo mundo. Não é só se divertir, pular e cantar, não. É para raciocinar, refletir. O festival está aí para isso", afirmou a artista, que também diz esperar que os fãs curtam ao máximo.

"É extravasar mesmo. É como se estivesse levando um passe de um espírito. Vamos dar um passe nessa gente com a música. Pessoas sacudindo, botando tudo pra fora, pulando, cantando esquecem tudo."

Apesar do atual momento político pouco favorável à cultura, com mudanças de lei de incentivo, perseguição moral a artistas em redes sociais e o fim do Ministério da Cultura, Elza diz ficar atenta ao noticiário politico, mesmo com desconforto.

Sabe que fujo um pouco? É tão nojento, a coisa é tão antipática que fujo um pouco, mas sei o que está acontecendo, lógico. Tem que saber para combater, mas é tão triste, tão ruim guardar aquilo na cabeça. É horrível.

Mas, o melhor manifesto de Elza é o trabalho. Assim como Deus é Mulher, de 2015, e A Mulher do Fim do Mundo, de 2018, a artista promete uma nova pedrada com seu próximo lançamento, que também é uma autorreferência. No Sunset ela vai fazer o primeiro show de Planeta Fome, que ela lançará em 13 de setembro.

"Esse trabalho novo é Planeta Fome, nome bem forte, porque até então achei que havia só fome de comida e um dia despertei sabendo que há fome de tudo, de educação, saúde, cultura, de fé. Com esse trabalho novo denuncio tudo, dedo na ferida", contou Elza sobe o disco e show, que vai ter direção de Zé Ricardo, diretor artístico do palco Sunset e do palco Favela, do Rock in Rio.

O nome é uma referência à primeira apresentação de Elza, em 1953, no show de calouros de Ary Barroso, onde ela apareceu de maria-chiquinha.

"Me lembro dos meus alfinetes, da minha sandália 'mamãe estou na merda', que era o nome da sandália de tão pobre que eu era. Eu vejo o Ary. Fecho os olhos e lembro o passado e presente. Ele perguntou: 'De que Planeta você veio.' Eu disse: 'do mesmo planeta seu, senhor Ary, do planeta fome. Agora, tanto tempo passou e ainda volto com a mesma pergunta. Não mudou nada."

Este ano o Rock in Rio acontece entre os dias 27 e 29 de setembro e 3 e 6 de outubro e vai reunir nomes como Foo Fighters, Bon Jovi, Ivete Sangalo, Anitta, Red Hot Chilli Pepers, entre outros no Palco Mundo, e no Sunset, além de Elza, estarão artistas como Seal, Mano Brown, Titãs, Detonautas, Iza, e muitos outros.