Topo

Arturo é o personagem de La Casa de Papel que todo mundo ama odiar

O ator espanhol Enrique Arce - Jaime Menéndez/Divulgação
O ator espanhol Enrique Arce Imagem: Jaime Menéndez/Divulgação

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

21/08/2019 04h00

Não bastasse voltar para a parte três de La Casa de Papel, Arturo apareceu essa semana no Brasil. Na verdade Enrique Arce, o ator que interpreta o personagem, um dos mais controversos da série espanhola.

Arturito irrita com suas atitudes que prejudicam o desenrolar da trama tanto para os bandidos quanto para a polícia. As trapalhadas e comportamentos hipócritas dele em todas as temporadas só contribuem para a antipatia dos fãs, embora isso não seja necessariamente negativo. É o alívio cômico.

Com certeza foram as reações do público que levaram o personagem de Enrique Arce para a terceira parte da série, e também para a quarta, que terminou as filmagens há poucos dias. Tudo indica que Arturo terá um papel relativamente importante nos próximos episódios.

O que o público falou?

Quem é Arturo?

Diretor da Casa da Moeda, Arturo aparece mais nas partes 1 e 2 de La Casa de Papel. Com o fim do assalto à instituição, não era nem esperado que ele voltasse para a parte três. Mas os roteiristas tiveram a brilhante ideia de transformá-lo em uma espécie de coach motivacional, brincando ainda mais com a dualidade do personagem e com o ranço natural que ele causa em quem assiste.

Arturo prega valores conservadores para seus seguidores, mas o próprio sofre sozinho após ter sido deixado pela esposa que descobriu que ele a traía com a secretária. Ele também pouco valoriza os filhos que tem com a ex-mulher, mas faz questão de conhecer o menino que teve com Monica apenas para atrapalhar a relação dela com Denver.

Nos novos episódios, o personagem ainda expõe seu lado abusivo e machista ao tentar tocar em Monica sem o consentimento dela, causando um grande desconforto para a ex-amante. Tudo isso depois de dar um jeito de se infiltrar novamente no assalto do bando do Professor na tentativa de sair mais uma vez como herói.

Quem é Enrique Arce?

Enrique Arce - Tamara Arranz/Netflix - Tamara Arranz/Netflix
Enrique Arce, o Arturo de La Casa de Papel
Imagem: Tamara Arranz/Netflix

Tanto poder de irritar os fãs de La Casa de Papel só prova uma coisa: Enrique Arce é mesmo um ótimo ator.

Se você o conheceu por causa de La Casa de Papel, saiba que espanhol de 46 anos já tinha uma carreira sólida de duas décadas na TV, com papéis em várias séries nacionais, no teatro, e também em alguns filmes.

Depois de La Casa de Papel, Enrique engatou um personagem no ainda inédito O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, que estreia em 31 de outubro no Brasil. Essa será a primeira produção hollywoodiana do ator, que comemorou trabalhar em um filme com Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton e produção de James Cameron.

"É um personagem secundário, mas é um luxo compartilhar um projeto com os protagonistas iniciais da saga", confessou o ator ao jornal Las Províncias, de Valencia, sua terra natal.

Os atores de La Casa de Papel conhecem o Brasil?

UOL Entretenimento