Topo

Não tem no Google: o que você só vai ver na mostra Sandy e Junior Experience

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

19/08/2019 15h52

Sandy e Junior se apresentam no Allianz Parque, em São Paulo, no sábado (24) e no domingo (25). Mas quem já quiser se preparar para o show pode visitar a partir de hoje a mostra gratuita Sandy e Junior Experience, que está em cartaz no shopping Anália Franco, na zona leste da capital.

A exposição em sua versão completa de quase 200 m², que já passou pelo Rio de Janeiro e em versões menores por Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília e Belo Horizonte, traz itens originais do acervo dos 17 anos ininterruptos de carreira da dupla.

Marcelo Dias e Michel Lebedka, diretores criativos e curadores ao lado de Noely e dos próprios artistas, têm viajado o Brasil nos últimos meses junto com a dupla para levar a experiência para todas as cidades que vão receber os shows da turnê Nossa História.

"A exposição foi pensada por eles para os fãs que também não conseguiram ingressos para ir aos shows. A ideia é que as pessoas tirem daqui o máximo. Tem lugar para tirar foto, tem as capas do disco, tem lambe lambe. Todo um mix para que cada um possa fazer seu próprio registro", explica Marcelo Dias ao UOL.

bateria - Carine Wallauer/UOL - Carine Wallauer/UOL
A primeira bateria de Junior está logo na entrada da exposição Sandy e Junior Experience, que está em cartaz no Shopping Anália Franco, em São Paulo
Imagem: Carine Wallauer/UOL

Junto com seu sócio, ele tem carregado os itens em bagagem de mão pelo Brasil para evitar o extravio. "Foi uma condição da Noely e da Sandy. Que a gente cuidasse pessoalmente dos itens. Tudo o que está exposto é original, não foi feito réplica", conta. Ele também foi o responsável por catalogar e organizar todo o catálogo na casa de Noely e Xororó, em Campinas (SP).

"Faz oito meses que a gente está levantando esse acervo. Estava tudo guardado, mas não estava organizado. Catalogamos tudo, eram mais de 800 peças entre figurinos, discos de ouro, prêmios e isso gerou um livro que no final da turnê vamos entregar para eles com todo o acervo levantado."

Raridades

Troféu - Carine Wallauer/UOL - Carine Wallauer/UOL
Detalhe no troféu honra ao mérito entregue por Lima Duarte para a dupla em 29 de maio de 1989: "Juninho e Sandy - 1ª apresentação Som Brasil"
Imagem: Carine Wallauer/UOL

Marcelo e Michel levam os itens de cidade em cidade e tudo é montado sob a supervisão deles. Em São Paulo, por exemplo, estão figurinos dos shows Ao Vivo No Maracanã, de As Quatro Estações, do Rock in Rio, entre outros.

Também estão lá itens raríssimos e únicos, como o pequenino troféu que Sandy e Junior ganharam depois da primeira apresentação deles como dupla no Som Brasil, programa comandado por Lima Duarte, em 29 de maio de 1989. A turnê, aliás, tem tudo a ver com a data, já que os irmãos completam 30 anos de carreira em 2019. Ainda que a dupla estivesse separada desde 2007, ambos seguiram trabalhando em projetos solo.

Outro item bastante significativo está logo na entrada da exposição: a primeira bateria de Junior. Bastante conservada, ela está montada junto à fotos do músico e instrumentista aprendendo a tocar o instrumento ainda bem criancinha. O espaço celebra a família e traz uma linha do tempo com fotos e vídeos raros da dupla. "É um acervo que não tem no Google. A maioria dos vídeos são inéditos, são coisas que a pessoa não acha no Google, só vai ver aqui mesmo", destaca o diretor criativo Michel Lebedka.

Quatro exposições diferentes

primavera - Carine Wallauer/UOL - Carine Wallauer/UOL
Área que passa pelas quatro estações só está na versão maior da mostra Sandy e Junior Experience
Imagem: Carine Wallauer/UOL

"São quatro montagens diferentes. A mostra que está em Belo Horizonte é diferente da que está em Curitiba. Mas, no geral, o conteúdo é igual. Tem a parte do fã, da família, da discografia. Todas têm o mesmo enredo, mas com uma versão um pouquinho menor nas pockets", conta Marcelo, que criou um espaço para cada estação na versão full, a mesma em cartaz em São Paulo.

Depois de passar em um ambiente com a caracterização e alguns figurinos de As Quatro Estações, um dos álbuns mais vendidos de Sandy e Junior, os fãs ainda terão a experiência de passar por ambientes que representam o inverno, o verão, a primavera e o outono, assim como acontecia nos shows da turnê.

A mostra Sandy e Junior Experience fica em cartaz no piso Orquídea do Shopping Anália Franco de 19 de agosto a 8 de setembro e funciona todos os dias das 10h às 21h. A entrada é gratuita, mas limitada a grupos de dez pessoas por vez para uma experiência mais confortável. Em outubro, quando a dupla volta a São Paulo para dois shows extras, a exposição estará em cartaz no Shopping Morumbi, de 11 a 20 de outubro.

Serviço
Sandy e Junior Experience - Shopping Anália Franco
Data: 19 de agosto a 8 de setembro
Horários: 10h às 21h, piso Orquídea
Ingressos: Grátis, evento está sujeito à lotação
Local: Shopping Anália Franco - Piso Orquídea
Endereço: Avenida Regente Feijó, 1739 - Tatuapé, São Paulo/SP