Topo

Donald Trump diz que Hollywood é "racista" e faz filmes "perigosos" para os EUA

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com repórteres em frente à Casa Branca - Leah Millis/Reuters
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com repórteres em frente à Casa Branca Imagem: Leah Millis/Reuters

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 16h31

O presidente norte-americano Donald Trump disparou críticas contra Hollywood hoje e disse que o polo cinematográfico é "racista".

Em um pronunciamento à imprensa feito do lado de fora da Casa Branca, em Washington, o republicano reclamou da indústria.

"Hollywood é terrível. Você fala de racismo... Hollywood é racista", disse. "O que eles estão fazendo com os tipos de filmes que eles estão lançando é muito perigoso para o nosso país. O que Hollywood está fazendo é um desserviço ao nosso país".

A declaração de Trump vem meio a controvérsias causada pelo filme de terror The Hunt, em que membros da elite econômica caçam pessoas comuns por diversão. A Universal suspendeu a campanha de divulgação do longa, que estreia em setembro, por conta dos recentes ataques nas cidades americanas de El Paso e Dayton.

Veja o trailer do filme The Hunt (em inglês)

UOL Entretenimento

O presidente norte-americano não citou o filme nominalmente, mas um tuíte divulgado por ele mais tarde foi apontado pela mídia americana como uma crítica à produção.

"A Hollywood liberal é racista no maior nível, com muita raiva e muito ódio", escreveu. "Eles gostam de se definir como 'elite', mas não são elite. Na verdade, são as pessoas às quais eles fazem oposição que são elite. O filme que está para sair foi feito para inflamar e causar o caos. Eles criam sua própria violência, e tentam culpar os outros. Eles são os verdadeiros racistas, e muito ruins para o nosso país".

Trump, vale lembrar, já usou o termo "racista" em outras ocasiões para se referir ao que considera como ataques a pessoas brancas. Ele chamou Spike Lee de "racista" após o cineasta fazer um discurso político no Oscar 2019, e chegou a se referir à série Black-ish, sobre uma família negra, como "racismo no maior nível".