Topo

Causa da morte de David Berman, líder do Silver Jews, é divulgada

David Berman, líder do Silver Jews, durante show no festival Primavera Sound, em 2008 - Gary Wolstenholme/Redfern/Getty Images
David Berman, líder do Silver Jews, durante show no festival Primavera Sound, em 2008 Imagem: Gary Wolstenholme/Redfern/Getty Images

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 22h12

David Berman, compositor e líder dos grupos Silver Jews e Purple Mountains, morreu por enforcamento. Segundo autoridades reportaram ao The New York Times, o músico que tinha 52 anos cometeu suicídio na última quarta-feira.

Um oficial falou ao jornal norte-americano sob condição de anonimato. Ele disso que Berman foi encontrado em seu apartamento no Brooklyn na quarta-feira e declarado oficialmente morto assim que as autoridades chegaram ao local.

Um representante do necrotério local confirmou que o músico cometeu suicídio por enforcamento. "Apesar das dificuldades que enfrentava, ele sempre foi um filho especial. Vou sentir mais falta dele do que ele foi capaz de perceber", declarou Richard Berman, pai de David.

Berman montou o Silver Jews nos anos 1980 com Stephen Malkmus e Bob Nastanovich, integrantes do Pavement. A banda teve diversas formações ao longo dos anos, mas sempre foi capitaneada por David. Entre 1994 e 2008, lançaram seis álbuns de estúdio.

Onde buscar ajuda?

Não tenha vergonha de pedir auxílio. O diagnóstico da depressão deve ser feito pelo psiquiatra, sempre que possível. Busque indicação de conhecidos, vá aos postos de saúde ou serviços de psiquiatria/psicologia das universidades de sua cidade. Você pode verificar o registro do médico nos sites do Conselho Federal de Medicina (CFM) ou da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que possuem listas com profissionais por cidade e estado.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) dá apoio emocional gratuitamente e com total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas, em todos os dias da semana para quem está em desespero ou pensa em suicídio.

Além dos trabalhos como músico, também lançou Actual Air, em 1999, uma coletânea de poesias. Com o fim do Silver Jews, Berman lançou mais um projeto: Purple Mountains. Ele começaria sua turnê pelos Estados Unidos neste fim de semana.