Topo

Morre David Berman, líder do Silver Jews, aos 52 anos

David Berman, líder do Silver Jews, durante show no festival Primavera Sound, em 2008 - Gary Wolstenholme/Redfern/Getty Images
David Berman, líder do Silver Jews, durante show no festival Primavera Sound, em 2008 Imagem: Gary Wolstenholme/Redfern/Getty Images

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

08/08/2019 10h37

David Berman, compositor e líder dos grupos Silber Jews e Purple Mountains, morreu ontem aos 52 anos. A informação foi confirmada pela gravadora Drag City Records. A causa da morte não foi divulgada.

"Não poderíamos lamentar mais por dizer isso para vocês. David Berman morreu. Um ótimo amigo e um dos indivíduos que mais nos inspirou se foi. Descanse, David", diz o post no Facebook.

Berman montou o Silver Jews nos anos 1980 com Stephen Malkmus e Bob Nastanovich, integrantes do Pavement. A banda teve diversas formações ao longo dos anos, mas sempre foi capitaneada por David. Entre 1994 e 2008, lançaram seis álbuns de estúdio.

Além dos trabalhos como músico, também lançou Actual Air, em 1999, uma coletânea de poesias.

Com o fim do Silver Jews, Berman lançou mais um projeto: Purple Mountains. Ele começaria sua turnê pelos Estados Unidos neste fim de semana.