Topo

Mágico de Oz e Planeta dos Macacos são o mesmo filme? Eddie Murphy jura que sim

Cenas de "O Mágico de Oz" e "Planeta dos Macacos" - Reprodução/Montagem
Cenas de "O Mágico de Oz" e "Planeta dos Macacos" Imagem: Reprodução/Montagem

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/08/2019 16h27

O que a o musical de fantasia O Mágico de Oz (1939) e a ficção científica Planeta dos Macacos (1968) têm em comum, além de serem dos dois maiores clássicos da história do cinema. Para Eddie Murphy, tudo.

O humorista explicou a inusitada semelhança entre os filmes em um dos episódios da nova temporada de Comedians in Cars Getting Coffee, disponível na Netflix e comandada por Jerry Seinfeld.

Segundo Murphy, que se declarou grande fã da franquia dos primatas, a premissa e elementos do roteiro de O Mágico de Oz, dirigido por Victor Fleming, foram simplesmente reciclados no primeiro O Planeta dos Macacos, do cineasta Franklin J. Schaffner.

"Planeta dos Macacos é O Mágico de Oz", diz Eddie Murphy, pegando carona em um Porsche Carrera GT 2004 dirigido por Seinfeld, após tomarem uma xícara de café.

Eddie Murphy e Jerry Seinfeld em episódio de Comedians in Cars Getting Coffee - Divulgação - Divulgação
Eddie Murphy e Jerry Seinfeld em episódio de Comedians in Cars Getting Coffee
Imagem: Divulgação

"O filme começa, ela (a protagonista Dorothy, de O Mágico de Oz, interpretada por Judy Garland) quer atravessar o arco-íris. Charlton Heston [ator que estrela Planeta dos Macacos] diz: 'Tem que ter algo melhor que o homem'."

Murphy prossegue no argumento: "Ela prossegue na teoria e dorme. Ele toma uma injeção e dorme. Eles acordam em um lugar ruim. Ela conhece Munchkins, ele conhece macacos. E, no fim, você estava o tempo todo em casa. É a mesma coisa", conclui.

"Meu Deus, isso é ótimo", espanta-se um Jerry Seinfeld, aos risos, enquanto cutuca o colega com o cotovelo. Coincidências e lugares comuns narrativos à parte, o que você acha dessa "teoria"? Deixe nos comentários.