Quem é Maya Hawke, a Robin de Stranger Things
A nova temporada de Stranger Things tem muitas qualidades, e uma delas tem nome e sobrenome: Maya Hawke. A atriz de 21 anos é um dos destaques da série como Robin, a colega sarcástica de Steve (Joe Keery) na sorveteria Scoops Ahoy. E se o rosto dela parece familiar, é porque ela nasceu na realeza de Hollywood: seus pais são Uma Thurman e Ethan Hawke, que foram casados de 1998 a 2005.
Esse é o primeiro grande papel da atriz, que fez sua estreia na carreira em 2017, em uma adaptação do livro Mulherzinhas feita pela BBC. E se engana quem pensa que foi fácil para ela seguir o caminho dos pais. "Eu resisti um pouco, porque era o negócio da família, até que percebi que era o que me fazia mais feliz e o que eu fazia melhor", contou Maya ao site WWD.
Ela percebeu o gosto pela atuação enquanto ainda estava no ensino médio, se preparando para as provas de admissão para a universidade. "Eu estava fazendo uma peça na escola, e era a única coisa que eu gostava de fazer. Não gostava de estudar para o vestibular nem de escrever redações, mas me sentia viva e capaz no teatro. Como você diz não para isso?".
Maya chegou a cursar dois semestres de atuação na prestigiosa Julliard, em Nova York, mas acabou deixando a instituição para interpretar a falante Jo March em Mulherzinhas, já que as filmagens se estenderiam por quatro meses na Irlanda. De lá para cá, sua carreira engrenou e ela não conseguiu retomar os estudos.
E prepare-se para ver mais de Maya. Além de Stranger Things, ela está em "Era Uma Vez... Em Hollywood", novo filme de Quentin Tarantino, e nos dramas "Human Capital" e "Mainstream".
Stranger Things e representatividade
ATENÇÃO: A partir daqui o texto conta com spoilers do novo ano da série. Não leia se não quiser saber o que acontece.
Fã de Stranger Things, Maya conseguiu o papel do jeito tradicional: fazendo testes. "Eu voei para Los Angeles e fiz algumas leituras com Joe Keery, que é maravilhoso, engraçadíssimo e adorável. De repente estava indo para Atlanta [cidade onde a série é gravada]", contou ela à revista Entertainment Weekly.
Com sua Robin, Maya tem algumas das cenas mais divertidas da terceira temporada da série. Com Steve, Dustin (Gaten Matarazzo) e a hilária Erica (Priah Ferguson), ela forma um quarteto inusitado que se vê preso em uma base russa no coração da pequena cidade de Hawkins, Indiana, logo abaixo do shopping Starcourt.
Mas Robin também é importante por outro motivo: ela é a primeira personagem abertamente LGBTQ+ do universo de Stranger Things. Em uma cena tocante já na reta final da temporada, ela revela a Steve que era apaixonada por uma antiga colega de escola deles - um momento que Maya define como "maravilhoso".
"O melhor de Stranger Things é que a série tem um grande alcance e muita gente assiste, então mesmo um pequeno gesto como ter uma personagem gay é importante", disse ela à Hollywood Reporter. "É maravilhoso ter esse pedaço de humanidade nesse drama gigantesco e cheio de ação. É algo tão incrível, parar toda a série para essa conversa de sete minutos de duas pessoas que se importam uma com a outra. É uma coisa linda. Eu me sinto muito sortuda por ter feito isso".
Pais corujas
Após a estreia da nova temporada, Maya recebeu o total apoio dos pais nas redes sociais.
"Minha vitoriosa e amada filha sereia. Um fim de semana de triunfo em Stranger Things. Parabéns", escreveu Uma Thurman no Instagram.
Ethan Hawke também se derreteu pela filha: "Alguns de vocês podem não tê-la visto em Mulherzinhas. Alguns de vocês podem não ter visto seu trabalho em Julliard. Eu sei que muitos perderam suas numerosas peças na escola - até eu perdi algumas, e sou o pai dela. Alguns de vocês podem conhecer a música dela, outros não. Mas senhoras e senhores, conheçam Maya Hawke".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.