Topo

Jason Biggs, Chris Klein, Mena Suvari: Por onde andam os atores de American Pie?

O elenco de American Pie em 1999 - Divulgação
O elenco de American Pie em 1999 Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

09/07/2019 12h00

As confusões sexuais da adolescência raramente foram retratadas de maneira tão marcante quanto em American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível. O filme dos irmãos Paul e Chris Weitz foi lançado há exatamente 20 anos, no dia 9 de julho de 1999, e não poderíamos deixar esse aniversário passar em branco.

Desde que os amigos Jim (Jason Biggs), Oz (Chris Klein), Kevin (Thomas Ian Nicholas) e Finch (Eddie Kaye Thomas) firmaram um pacto para perder a virgindade antes de se formarem no ensino médio, American Pie gerou nada menos do que sete continuações e spin-offs.

Apenas três delas, no entanto, contaram com o elenco principal que marcou o longa de 1999. Graças ao sucesso da comédia, muitos dos atores se tornaram figurinhas carimbadas em Hollywood, emplacando vários outros projetos marcantes.

Confira por onde anda cada um dos membros do elenco de American Pie:

Jason Biggs em American Pie e atualmente - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Jason Biggs em American Pie e atualmente
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Jason Biggs (Jim)

No papel de Jim, Biggs estrelou aquela cena inesquecível que deu nome à franquia American Pie, em que o personagem aparece ?transando? com uma torta (em inglês, ?pie?). Após o sucesso do filme, ele continuou atuando, em filmes como O Otário (2000), Menina dos Olhos (2004) e Resgate Abaixo de Zero (2006), além de séries como The Good Wife e Orange is the New Black.

No set do filme Amigos, Amigos, Mulheres à Parte (2008), ele conheceu a atriz Jenny Mollen, com quem se casou no mesmo ano. Os casal tem dois filhos, Sid e Lazlo.

Chris Klein em American Pie e The Flash - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Chris Klein em American Pie e The Flash
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Chris Klein (Oz)

Para Klein, 1999 marcou uma ascensão meteórica à fama. Tanto American Pie quanto Eleição, em que ele contracenava com Reese Witherspoon, chegaram aos cinemas naquele ano. Se não fosse pela escolha de estrelar Rollerball, gigantesco fracasso de bilheteria e crítica lançado em 2002, ele provavelmente seria um nome bem mais conhecido hoje em dia. Atualmente, Klein interpreta o vilão Cicada na série The Flash.

O ator também é casado, com a agente de viagens Laina Rose Thyfault. A dupla se conheceu no casamento de uma amiga em comum, em 2011, e hoje tem dois filhos.

Thomas Ian Nicholas em American Pie e atualmente - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Thomas Ian Nicholas em American Pie e atualmente
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Thomas Ian Nicholas (Kevin)

Embora seja o líder do grupo de amigos no centro de American Pie, Kevin é provavelmente o personagem menos memorável do quinteto. Talvez por isso, o ator Thomas Ian Nicholas não se tornou um mega-astro de uma hora para a outra após o lançamento do filme. Ele continuou aparecendo em papéis menores, em filmes como Halloween: Ressurreição (2002), Regras da Atração (2002) e Walt Antes de Mickey (2015), onde viveu um jovem Walt Disney.

Ian Nicholas se casou com a cantora e produtora DJ Colette em 2007. O casal tem dois filhos.

Eddie Kaye Thomas em American Pie e Scorpion - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Eddie Kaye Thomas em American Pie e Scorpion
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Eddie Kaye Thomas (Finch)

O nerd do grupo, e aquele que cumpre a promessa de perder a virgindade de forma mais memorável (com a mãe de Stifler), Finch catapultou o ator Eddie Kaye Thomas para uma carreira que inclui papéis em comédias como Fora de Casa! (2001), Madrugada Muito Louca (2004) e Nick & Norah (2008). Ele também teve papéis de destaque em séries como Arquivo X, ?Til Death e Scorpion, além de dublar vários personagens na animação American Dad!.

Seann William Scott em American Pie e Máquina Mortífera - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Seann William Scott em American Pie e Máquina Mortífera
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Seann William Scott (Stifler)

Na pele do festeiro Stifler, o único do quinteto principal que já perdeu a virgindade quando American Pie começa, Seann William Scott se tornou a grande revelação do final dos anos 1990. Por alguns anos, era impossível de fugir dele, tanto em outras comédias (Caindo na Estrada, 2000) quanto em filmes de terror (Premonição, 2000), ficção científica (Evolução, 2001) e ação (O Monge à Prova de Balas e Bem-Vindo à Selva, ambos de 2003).

Aos poucos, a febre passou, mas Scott continuou trabalhando com regularidade: ele dubla o personagem Crash, na franquia Era do Gelo, desde 2006; e apareceu na terceira temporada de Máquina Mortífera, substituindo Clayne Crawford, que foi demitido por mau comportamento no set.

Tara Reid em American Pie e Sharknado - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Tara Reid em American Pie e Sharknado
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Tara Reid (Vicky)

Reid já havia aparecido em filmes como O Grande Lebowski e Lenda Urbana quando American Pie chegou aos cinemas. Depois de viver Vicky, a namorada de Kevin no filme, ela manteve a carreira com filmes como Segundas Intenções (1999), Dr. T e as Mulheres (2000), Josie e as Gatinhas (2001), O Dono da Festa (2002) e Alone in the Dark: O Despertar do Mal (2005), cujo fracasso desestabilizou um pouco sua trajetória. Entre 2013 e 2018, ela atuou nos seis filmes da saga trash Sharknado.

Mena Suvari em American Pie e atualmente - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Mena Suvari em American Pie e atualmente
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Mena Suvari (Heather)

Poucos meses depois de viver a sensível Heather, que é cortejada por Oz em American Pie, Mena Suvari apareceu no papel de Angela Hayes, a jovem desejada por Lester Burnham (Kevin Spacey) em Beleza Americana, e foi até mesmo indicada ao BAFTA pela performance. Difícil foi escapar do estigma deixado por dois papéis tão marcantes. Desde então, ela apareceu em filmes como Um Salão do Barulho (2005), Domino (2005) e Dizem Por Aí (2005), além de séries como Chicago Fire e American Horror Story.

Shannon Elizabeth em American Pie e atualmente - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Shannon Elizabeth em American Pie e atualmente
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Shannon Elizabeth (Nadia)

Ao interpretar a estudante de intercâmbio Nadia, que se envolve em um "incidente" infeliz com Jim, Shannon Elizabeth se tornou um símbolo sexual instantâneo no final dos anos 1990. Depois do sucesso de American Pie, ela virou queridinha da comédia, com papéis em Todo Mundo em Pânico (2000) e O Império (do Besteirol) Contra-Ataca (2001). Elizabeth também apareceu em outros gêneros, como terror (13 Fantasmas, de 2001) e romance (Simplesmente Amor, de 2003), antes de sumir em papéis menores e produções televisivas.

Hoje em dia, a atriz vive na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde se dedica principalmente à ONG ambientalista que fundou em 2001, Animal Avengers.

Alyson Hannigan em American Pie e atualmente - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Alyson Hannigan em American Pie e atualmente
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Alyson Hannigan (Michelle)

Depois de toda a confusão com Nadia, Jim se envolve com Michelle, papel de Alyson Hannigan no filme. A atriz era provavelmente a mais conhecida do elenco na época do lançamento de American Pie, graças ao papel de Willow na série Buffy: A Caça-Vampiros, que estreou em 1997. Nos últimos vinte anos, Hannigan mostrou que sua "praia" é mesmo a TV -- após breve participação em Veronica Mars, ela ficou nove temporadas no ar, entre 2005 e 2014, com a comédia How I Met Your Mother, onde viveu a personagem Lily Aldrin.

Em 2003, Hannigan se casou com o ator Alexis Denisof, seu colega de elenco em Buffy. O casal tem duas filhas, nascidas em 2009 e 2012.

Natasha Lyonne em American Pie e Boneca Russa - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Natasha Lyonne em American Pie e Boneca Russa
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Natasha Lyonne (Jessica)

Quando assumiu o papel de Jessica em American Pie, Natasha Lyonne já era um rosto conhecido de filmes como Dennis, o Pimentinha (1993), Todos Dizem eu te Amo (1996) e O Outro Lado de Beverly Hills (1998). Ela continuou na ativa desde então, deixando sua marca em filmes como Nunca Fui Santa (1999), um clássico LGBTQ+. Em 2013, ganhou o papel de Nicky Nichols em Orange is the New Black, da Netflix, e em 2019 estreou sua própria série na plataforma: Boneca Russa, aclamada pela crítica como uma das melhores novidades do ano na TV.

Lyonne namora Fred Armisen, comediante conhecido por suas temporadas no Saturday Night Live e pela série Portlandia, desde 2014.

Eugene Levy em American Pie e Schitt's Creek - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Eugene Levy em American Pie e Schitt's Creek
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Eugene Levy (Noah)

O indiscreto pai de Jim em American Pie se tornou um dos personagens mais icônicos do final dos anos 1990, catapultando o veterano Eugene Levy para um estrelato tardio, que o escapou durante o restante da carreira. Depois do filme, ele virou presença comum em comédias de grande porte, como O Céu Pode Esperar (2001, com Chris Rock), A Casa Caiu (2003, com Queen Latifah) e Doze é Demais 2 (2005, com Steve Martin).

Em 2015, ele encontrou outro grande sucesso na série Schitt's Creek, criada por ele e pelo filho, Dan Levy, que ficou no ar até este ano. Dan é fruto do casamento de Eugene com Deborah Divine, que segue firme desde 1977.

Jennifer Coolidge em American Pie e 2 Broke Girls - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Jennifer Coolidge em American Pie e 2 Broke Girls
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Jennifer Coolidge (Mãe do Stifler)

A participação curta, hilária e quente da mãe do Stifler em American Pie garantiu que Jennifer Coolidge se tornasse uma das coadjuvantes favoritas das comédias do começo dos anos 2000. Ela marcou papéis inesquecíveis nos dois filmes de Legalmente Loira (2001, 2003), além de A Nova Cinderela (2004) e Click (2006). Na TV, participou dos elencos de Joey (spin-off de Friends que ficou no ar entre 2004 e 2006) e 2 Broke Girls (2012-2017). Mais recentemente, fez participação especial em Thank U, Next, clipe de Ariana Grande.

Chris Owen em American Pie e atualmente - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL - Fotos: Divulgação/Montagem: UOL
Chris Owen em American Pie e atualmente
Imagem: Fotos: Divulgação/Montagem: UOL

Chris Owen (Sherman)

O nerd Sherman é quem catalisa a promessa dos quatro amigos principais, ao dizer que ele mesmo já perdeu a virgindade -- o que descobrimos ser mentira em outra cena memorável de American Pie. O intérprete do personagem, Chris Owen, voltou às manchetes em 2014, quando o jornal New York Daily News revelou que ele estava trabalhando como garçom. "Nem sempre a vida acontece do jeito que você queria. Eu amo atuar, e este trabalho permite que eu continue tentando conseguir papéis", comentou ele na matéria.

Owen ainda não desistiu. Recentemente, ele apareceu nas séries Criminal Minds e Hand of God. Outros papéis marcantes incluem O Dono da Festa (2002) e O Nevoeiro (2007).