Topo

Stranger Things: Qual foi o real destino de Hopper? Investigamos as pistas

Jim Hopper (David Harbour) na terceira temporada de Stranger Things - Divulgação
Jim Hopper (David Harbour) na terceira temporada de Stranger Things
Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

07/07/2019 04h00

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers fortes da terceira temporada de Stranger Things. Não leia se não quiser saber o que acontece.

O final da terceira temporada de Stranger Things deixou os fãs desolados com o destino do xerife Jim Hopper (David Harbour), que estava do lado da máquina usada pelos russos para abrir o portal para o Mundo Invertido quando ela explodiu.

Até ganhamos uma despedida no discurso emocionado que ele escreveu para Eleven (Millie Bobby Brown), e nunca teve a chance de fazer. Mas será que a maior autoridade de Hawkins, Indiana, se foi mesmo? Há evidências que indicam o contrário - e analisamos tudo abaixo.

Para começar, não há corpo

A regra é clara: se a morte ou o corpo não foram mostrados em cena, pode desconfiar.

Da última vez em que vimos Hopper, ele havia acabado de lutar com Grigori e estava bem perto da máquina; ele olha para Joyce (Winona Ryder) e acena, dando a permissão para que ela exploda tudo, mesmo sabendo que morrerá no processo. Joyce então vira as chaves e a máquina explode, presumivelmente matando Hopper.

A série, no entanto, nunca mostra o xerife morrendo - em vez disso, o que vemos são quatro russos em trajes especiais sendo desintegrados. Por que não exibir a morte daquele que desde o começo foi um dos principais personagens da série? Suspeito, no mínimo.

A cena pós-créditos

Stranger Things se encerra com uma cena pós-créditos situada em uma base militar na Rússia. E é significativo o diálogo entre os dois soldados que conduzem a cena. Eles passam por uma cela e um deles diz claramente "não, não o americano", antes de pegar um prisioneiro e levá-lo para virar comida de Demogorgon (sim, ele voltou!).

É difícil acreditar que se trata de um americano qualquer, não? Há grandes chances de que se trate de Hopper, que pode ter sido capturado nos momentos imediatamente anteriores à explosão. Como a cena só mostrou a reação de Joyce, fica no ar o que realmente aconteceu com o xerife.

A situação de Hopper e Joyce ficou no ar

Ok, isso não é uma evidência propriamente dita, mas vamos lá: a história da série passou três temporadas construindo o relacionamento entre Hopper e Joyce para, no fim, não nos dar nem um beijo? Parece que essa trama ainda não terminou, e que os dois estão fadados a se reencontrar.

Com o perdão do trocadilho, coisas mais estranhas já acontecerem - e a TV já está acostumada a ver retornos de personagens dados como mortos, Game of Thrones e Walking Dead que o digam. Será que Hopper se juntará a esse seleto grupo?

Elenco de Stranger Things fala sobre terceira temporada

UOL Entretenimento