Topo

Shakira dá depoimento em julgamento por sonegação de impostos na Espanha

Shakira apresenta a "El Dorado World Tour" no Allianz Parque em São Paulo  - Manuela Scarpa/Brazil News
Shakira apresenta a "El Dorado World Tour" no Allianz Parque em São Paulo Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

06/06/2019 14h53

A cantora Shakira compareceu hoje a um tribunal em Barcelona para dar depoimento em um julgamento em que responde por suposta sonegação de impostos, totalizando mais de 14,5 milhões de Euros (mais de R$ 60 milhões).

Segundo o jornal espanhol "El País", Shakira testemunhou que não estava morando em Barcelona entre os anos 2012 e 2014, nos quais as acusações se concentram. A cantora alegou que apenas visitava a cidade espanhola, onde passou a viver mais tarde com o parceiro de longa data, Gerard Piqué, e os dois filhos.

Shakira ainda especificou que sua mudança para Barcelona veio apenas depois de seu filho mais velho ser matriculado em uma escola na cidade, no final de 2014. Os advogados da cantora também apresentaram provas de que ela mudou sua residência legalmente para o país apenas no ano seguinte, 2015.

Enquanto isso, os promotores acusam Shakira de "fingir" que estava morando fora do país durante os anos indicados, quando na verdade passava a maior parte do tempo com Piqué e a família. A colombiana também é acusada de esconder dinheiro em paraísos fiscais.

A lei espanhola é clara ao dizer que qualquer indivíduo que passe mais de 183 dias do ano no país deve pagar impostos. Os promotores apresentaram fotos de paparazzi e das redes sociais de Shakira para argumentar que ela passou do limite estabelecido pela lei.

Caso seja condenada em julgamento, a cantora pode ter que pagar multas ou mesmo passar tempo na cadeia.