Topo

King Ghidorah, Mothra e Rodan: Quem são os inimigos de Godzilla em "Rei dos Monstros"?

King Ghidorah em "Godzilla 2: Rei dos Monstros" - Divulgação/IMDb
King Ghidorah em "Godzilla 2: Rei dos Monstros"
Imagem: Divulgação/IMDb

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

29/05/2019 04h00

Godzilla está de volta, mas desta vez ele não está sozinho. Em "Godzilla II - Rei dos Monstros", que chega amanhã aos cinemas brasileiros, o lagarto gigante é rivalizado por três outras criaturas letais, batizadas de King Ghidorah, Rodan e Mothra. Embora sejam novidade na atual franquia "Godzilla", estes monstros são veteranos de guerra dos filmes japoneses.

O sucesso do "Godzilla" original, em 1954, provocou um boom de produções ancoradas por criaturas gigantes no país oriental. O subgênero foi batizado de kaiju, e logo estávamos vendo crossovers entre monstros criados em filmes diferentes, satisfazendo a perene curiosidade dos fãs sobre quem sairia triunfante de um confronto entre eles.

Assista ao trailer de "Godzilla II - Rei dos Monstros"

UOL Entretenimento

"Godzilla II - Rei dos Monstros" tenta reviver um pouco deste espírito. O longa de Michael Dougherty (que já assinou o roteiro de filmes como "X-Men 2" e "Superman: O Retorno") serve também como preparação para o confronto épico que será apresentado em "Godzilla vs. Kong", marcado para o ano que vem. Será o ápice do MonsterVerse, franquia arquitetada pela Warner, que apresentou King Kong em "A Ilha da Caveira" (2017).

Antes de encarar o gorila gigante, no entanto, Godzilla precisa bater os três monstros que fazem frente a ele em "Rei dos Monstros". Abaixo, preparamos um guia básico sobre cada um deles, sua história no cinema japonês, e as mudanças realizadas para o novo filme:

"Ghidrah, o Monstro Tricéfalo" (1964) - Divulgação/IMDb - Divulgação/IMDb
"Ghidrah, o Monstro Tricéfalo" (1964)
Imagem: Divulgação/IMDb

King Ghidorah

O criador de Godzilla, Tomoyuki Tanaka, encontrou na forma de um dragão de três cabeças a nêmesis perfeita para o seu lagarto gigante. Sete anos depois do sucesso do "Godzilla" original, a produtora Toho lançou "Ghidrah, o Monstro Tricéfalo" (1961). No filme, o monstro vilanesco tentava dominar a Terra, mas era combatido pela improvável aliança de Godzilla, Rodan e Mothra.

Enquanto na franquia original ele era uma entidade extraterrestre cujo "passatempo" era destruir civilizações, as origens de Ghidorah em "Rei dos Monstros" seguem um grande mistério. Sabemos que a organização Monarch, que investiga as criaturas gigantes no mundo da franquia, o chama de "monstro zero", o que pode indicar que ele está no nosso planeta há muito mais tempo do que os seus rivais.

"Rodan! O Monstro do Espaço" (1956) - Divulgação/IMDb - Divulgação/IMDb
"Rodan! O Monstro do Espaço" (1956)
Imagem: Divulgação/IMDb

Rodan

Se Ghidorah é o vilão definitivo entre os kaijus, Rodan é mais como aquele personagem coadjuvante que raramente ganha muito destaque. Inspirado por um pterodáctilo, o monstro fez sua estreia em "Rodan! O Monstro do Espaço" (1956), lançado apenas dois anos depois do "Godzilla" original. Na trama, o monstro de origens pré-históricas (apesar do título enganador em português, Rodan não veio do espaço) se junta a vermes gigantes para aterrorizar uma vila no Japão.

Em "Rei dos Monstros", a localização da criatura é mudada: segundo o marketing viral do filme, Rodan vem da Isla de Mara, uma ilha ficcional na costa do México. Rodan ainda tem a aparência de um pterodáctilo, no entanto, e uma armadura feita de magma endurecido que o torna quase impenetrável.

"Mothra, a Deusa Selvagem" (1961) - Divulgação/IMDb - Divulgação/IMDb
"Mothra, a Deusa Selvagem" (1961)
Imagem: Divulgação/IMDb

Mothra

A mariposa gigante, introduzida ao universo dos kaijus japoneses com "Mothra, a Deusa Selvagem" (1961), não é chamada de "rainha dos monstros" à toa. O seu filme é talvez o mais místico do gênero, trazendo a civilização escondida de Infant Island, onde as sacerdotisas que veneram Mothra são sequestradas por um empresário inescrupuloso que quer transformá-las em estrelas do entretenimento. A mariposa, é claro, parte para o resgate.

O sucesso de Mothra foi tanto que, já em 1964, ela estava estrelando "Mothra vs. Godzilla", seu primeiro confronto com o lagarto gigante. Em "Rei dos Monstros", Infant Island não deve fazer parte da história da criatura, mas ela ainda será uma figura mítica cuja origem é rastreada pela Monarch até a floresta de Yunnan, região montanhosa da China.