Topo

Livros e HQs


Presidente de Portugal parabeniza Chico Buarque pelo prêmio Camões

Leo Aversa/Divulgação
Chico Buarque toca violão em sua casa, no Rio de Janeiro Imagem: Leo Aversa/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

2019-05-23T12:43:02

23/05/2019 12h43

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, parabenizou ontem o cantor Chico Buarque pelo prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. No Brasil, o governo do presidente Jair Bolsonaro não se manifestou sobre a premiação.

Chico Buarque é o 13º brasileiro a ganhar o Camões. Ele vai receber 100 mil euros pelo prêmio.

Prêmio Camões vai para Chico Buarque

Band Notí­cias

Veja a nota oficial publicada pelo presidente português:

"Felicitando o vencedor do Prêmio Camões 2019, Chico Buarque, felicito também o júri que, por unanimidade, lhe concedeu esta distinção, reconhecendo o romancista de Estorvo ou Budapeste, o dramaturgo e argumentista, mas naturalmente também o extraordinário escritor de canções, um dos maiores da língua portuguesa.

Por um lado, entendeu o júri, na continuidade de uma marcante decisão da Academia Sueca, dar à canção, gênero ancestralmente ligado à poesia, um estatuto de dignidade literária. Premiar "letristas" pode ser sujeito a discussão, mas premiar Chico Buarque só pode ser unânime, porque, tal como Bob Dylan para a língua inglesa, as canções de Chico traduzem um profundo conhecimento da tradição poética e um alargamento das fronteiras da linguagem musicada, trazendo um grau de sofisticação inédito à música que se diz, e bem, popular.

Por outro lado, a obra de Chico Buarque, conquistou, ao longo de várias gerações, um incomparável respeito e emoção no mundo lusófono, nomeadamente pelos seus empáticos retratos femininos, pela afinidade com os bons malandros, pelo empenhamento político, pelo amor ao Rio de Janeiro e ao Brasil, pelo trabalho sobre uma língua que, atravessando tanto mar, nos une.

Marcelo Rebelo de Sousa"

Mais Livros e HQs